Início noticias Portugália: pilotos avançam com greve em março

Portugália: pilotos avançam com greve em março

0

Os associados do Sindicato Independente de Pilotos de Linhas Aéreas (SIPLA) que representa a maioria dos pilotos da Portugália, decidiram avançar com um pré-aviso de greve a tempo parcial, na Portugália, de 12 a 27 de março.

A aprovação decorreu no âmbito de uma assembleia geral extraordinária realizada no passado dia 5, para “salvaguardar os postos de trabalho hoje em iminente risco”, de acordo com um comunicado do SIPLA. Foi ainda decidido entregar à administração da TAP uma proposta de alteração ao regulamento para a contratação externa.

Um dos motivos da insatisfação está relacionado com o Regulamento do Recurso à Contratação Externa (RRCE), criado em 1998, que tinha como objetivo funcionar como um travão à contratação de voos externos pela TAP, incluindo à Portugália que representa a maior fatia, impondo limites que, caso sejam ultrapassados, revertem a favor dos pilotos da TAP através do pagamento de compensações indemnizatórias.

Este protocolo, usado por várias companhias aéreas europeias, originou custos de 60 milhões de euros no ano passado, como resultado do pagamento de seis salários-base extraordinários a cada piloto da TAP, como o Expresso tinha noticiado em maio de 2024.

Os pilotos da Portugália, que em 2023 realizou cerca de 25% do total de voos da TAP de acordo com o relatório da TAP SGPS, têm vindo a criticar as consequências deste protocolo e defendem que só reforça que é “considerada uma empresa externa”, como explicou fonte oficial do SIPLA à Lusa.