A ONU Turismo abriu as inscrições para a edição de 2025 da sua iniciativa Best Tourism Villages.
Esta iniciativa ilustra o compromisso inabalável da Organização em impulsionar o turismo rural como motor do desenvolvimento sustentável e da inclusão, ao mesmo tempo em que celebra a rica herança do patrimônio cultural e natural, os valores da comunidade e as práticas sustentáveis que tornam esses destinos únicos.
Desde a sua criação em 2021, a iniciativa ganhou reconhecimento internacional. Nas quatro edições anteriores, a ONU Turismo recebeu mais de 800 inscrições de mais de 100 países.
Hoje, a Rede de Melhores Vilas Turísticas da ONU tem 254membros em todo o mundo, incluindo mais de 180 aldeias reconhecidas como Melhores Vilas Turísticas e 70 participantes do Programa de Atualização, representando coletivamente cerca de 60 países em cinco regiões do globo.
Os Estados-Membros do Turismo da ONU são convidados a enviar até oito aldeias candidatas por meio de suas respectivas Administrações Nacionais de Turismo (NTAs).
As inscrições serão encerradas em 19 de maio de 2025. No terceiro trimestre do ano, no âmbito de um evento de Turismo da ONU, serão anunciadas as aldeias que alcançarão o título de Melhor Vila Turística em 2025.
Um Conselho Consultivo externo composto por especialistas globais avaliará as indicações de acordo com nove critérios principais.
- Recursos culturais e naturais
- Promoção e conservação dos recursos culturais
- Sustentabilidade econômica
- Sustentabilidade social
- Sustentabilidade ambiental
- Desenvolvimento do turismo e integração da cadeia de valor
- Governança e priorização do turismo
- Infraestrutura e conectividade
- Saúde, segurança e proteção
Promover o desenvolvimento rural através do turismo
A iniciativa Melhores Vilas Turísticas da ONU Turismo visa aproveitar o turismo como uma ferramenta para impulsionar o desenvolvimento rural e promover o bem-estar e a resiliência. Ao combinar esforços para valorizar e preservar paisagens rurais, diversidade cultural e sistemas de conhecimento, a iniciativa promove estratégias inovadoras de turismo, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A iniciativa é composta por três elementos.
- O reconhecimento como Melhores Aldeias Turísticas, que é atribuído a destinos de turismo rural que se destacam na preservação do património cultural e natural, valores de base comunitária e práticas de sustentabilidade. A avaliação baseia-se nos resultados obtidos em nove áreas que abrangem as dimensões económica, social e ambiental.
- O Programa de Atualização, que fornece apoio direcionado a aldeias que não atendem totalmente aos critérios de reconhecimento. Essas aldeias se beneficiam de orientação personalizada para preencher lacunas e melhorar sua oferta.
- A Rede de Melhores Vilas Turísticas, que fornece uma plataforma para troca de conhecimento e colaboração entre as aldeias que alcançaram reconhecimento e aquelas que participam do Programa de Atualização. A Rede organiza atividades de formação com o objetivo de fortalecer as conexões entre os diferentes setores.
A iniciativa faz parte do Programa de Turismo para o Desenvolvimento Rural da ONU Turismo.