Início noticias Berta Cabral: Alojamento Local teve papel determinante na oferta e do produto...

Berta Cabral: Alojamento Local teve papel determinante na oferta e do produto turístico açoriano

0

A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas destacou recentemente que o Alojamento Local “teve um papel determinante na rápida resposta à procura e, muito em particular, num processo contínuo de elevação qualitativa da oferta e do produto” regionais, acrescentando que “esta tipologia de alojamento, entre janeiro e novembro de 2024, ter acolhido mais de 1,7 milhões de dormidas, representando 37% da procura, assegurando uma estada media de quase quatro noites, superior à média regional”.

“Já são mais de 23.000 camas disponíveis, ou seja, 58% da oferta total na Região, que atualmente supera as 40.000 camas”, frisou.

Berta Cabral lembrou que 2024 foi “um ano verdadeiramente de ouro no turismo dos Açores, sendo que este setor já representa cerca de mil milhões de euros na economia, ou seja, 20% do VAB, 17% do emprego e 17% do PIB”.

Em 2024, a Região ultrapassou, pela primeira vez na história, os quatro milhões de dormidas e os 180 milhões de euros nas receitas totais da hotelaria, numa altura em que ainda falta conhecer as estatísticas do mês de dezembro.

Num ano histórico para o turismo açoriano, atingiu-se o Nível Ouro na certificação como “Destino Sustentável” e o patamar de “Melhor Destino de Turismo de Aventura do Mundo” e “Melhor Destino de Turismo de Aventura da Europa”, pelos World Travel Awards.