A Marca Açores, criada a 30 de janeiro de 2015, comemora dez anos com o lançamento de um novo portal, que prosseguirá o objetivo final da entidade, de ser um instrumento impulsionador da promoção interna e externa da Região.
Na comemoração do 10.º aniversário deste projeto, a Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, através do Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores, lança um novo portal ‘online’, disponível em www.marcaacores.pt .
Trata-se de uma nova ferramenta mais versátil, com maior dinâmica e vários automatismos que permitem a simplificação, rapidez e maior eficiência dos processos das empresas aderentes, bem como a possibilidade de qualquer visitante do aceder de forma simples e rápida às informações sobre cerca de 7.500 produtos certificados com o selo Marca Açores.
A Marca Açores tem registado nos últimos dez anos um crescimento notável com a certificação de 7.489 produtos, serviços e estabelecimentos, o que corresponde a um aumento médio anual de 46,44% de novos selos Marca Açores – Certificado pela Natureza. Englobam atualmente o universo um total de 307 empresas, tendo sido registado nos últimos dez anos um crescimento anual médio de 25,41% de empresas aderentes.
Desde 2015, a atividade da Marca Açores é pautada pelo investimento em várias formas de comunicação e promoção, nomeadamente a comunicação através das redes sociais e do audiovisual, a dinamização de eventos de ativação de marca, o estabelecimento de novas parcerias comerciais e institucionais ou a participação em feiras, sejam elas de caráter exclusivamente profissional ou direcionadas ao consumidor final, permitindo assim a abertura de novos canais de negócio para as empresas aderentes.
Nos últimos 10 anos a Marca Açores realizou mais de 90 ações junto da distribuição regional e nacional e mais de 40 ativações de marca em Portugal continental.
O projeto Marca Açores, atualmente tutelado pela Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, tem contemplado inúmeras vertentes de promoção e comunicação da marca, sendo o novo portal apenas mais um exemplo desta aposta, a qual se vai moldando às necessidades e oportunidades do mercado, acompanhando tendências sempre numa ótica de crescente valorização dos produtos, serviços e estabelecimentos certificados.