A GuestCentric anunciou um desempenho notável dos hotéis situados em destinos de segunda linha em Portugal em 2024, com receitas globais a atingirem os 180 milhões de euros, um aumento de 6,6% em relação a 2023. Estes hotéis registaram ainda um milhão de noites reservadas (+5,6%) e 386 mil reservas realizadas (+6,9%).
Regiões como o Porto, o Centro e o Norte lideraram este crescimento. O Porto teve um aumento de 35% nas receitas, o Centro de 37% e o Norte destacou-se com um crescimento de 53%, sublinhando a atratividade crescente da hospitalidade fora da capital.
A análise também aponta tendências para 2025, incluindo um aumento de reservas em julho devido a férias de última hora, reforçando a importância de condições flexíveis nos hotéis. Os canais diretos, como sites de hotéis e plataformas móveis, continuam a ganhar força, registando crescimentos de 38% e 44%, respetivamente, enquanto as OTAs mantêm taxas de cancelamento mais elevadas.
A GuestCentric salienta a relevância de estratégias diretas para os hotéis tirarem partido da crescente procura por experiências autênticas nas várias regiões de Portugal.