O Barómetro das Viagens de Negócio em Portugal, desenvolvido pela Travelstore, parte do grupo Embrace, revela que 14% das empresas inquiridas, sobretudo PMEs, planeiam aumentar as suas viagens de negócios em 2025. O estudo aponta um crescimento global de 1,5% nas deslocações corporativas em Portugal, destacando a aposta das PMEs, enquanto as grandes empresas mantêm uma abordagem mais conservadora, focada na contenção e otimização de custos.
As pequenas e médias empresas (PMEs) assumem um papel de destaque no Barómetro, encarando as viagens de negócios como uma ferramenta estratégica para explorar novos mercados e fortalecer relações comerciais. Em contraste, as grandes empresas, já com orçamentos de viagem significativos, priorizam a eficiência através de políticas bem estruturadas e acordos com fornecedores.
“Apesar das mudanças provocadas pela digitalização, as viagens presenciais continuam a ser fundamentais para o crescimento empresarial e para a dinamização do mercado”, refere o estudo da Travelstore, parte do grupo Embrace.
Com um cenário de crescimento moderado, o setor ajusta-se a novas dinâmicas, refletindo a recuperação económica e a relevância das deslocações presenciais, em especial para as PMEs em processos de internacionalização.