Portugal vai estar presente na FITUR – Feira Internacional de Turismo que se inicia hoje, dia 22, em Madrid. Uma iniciativa promovida pelo IFEMA e pela Organização Mundial do Turismo (OMT).
A participação nacional ocupa uma área de 880 m2 e inclui as sete Agências Regionais de Promoção Turística (ARPTS) e 119 empresas. Adjacente ao espaço ocupado pelo stand do Turismo de Portugal existirá pela segunda vez uma área de 764m2 ocupada por diversas entidades nacionais (CIM, Municípios) que beneficiam da exposição agregadora gerada pela marca Destino Portugal.
O stand de Portugal encontra-se localizado no Hall 4 da IFEMA.
Apresentações, workshops, provas gastronómicas e de vinhos, bem como demonstrações de tradições portuguesas são algumas das atividades programadas, com o intuito de reforçar a componente empresarial e dinamizar a participação nacional.
Tudo isto vai acontecer num espaço concebido para transmitir aos visitantes do stand nacional na FITUR o bem-estar característico de Portugal enquanto destino turístico.
O presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, salienta que “a presença nacional na FITUR é fundamental para reforçar o nosso compromisso em afirmar o país como destino turístico sustentável, que respeita e valoriza o meio ambiente, as comunidades e as tradições, com vista a promover a atividade turística e a consolidação dos fluxos do mercado espanhol.”
Mercado espanhol consolida crescimento em 2024
De acordo com os principais indicadores de performance do mercado, entre janeiro e novembro de 2024, Espanha destacou-se como o terceiro mercado emissor em termos de hóspedes, com uma quota de 12,2% e terceiro em termos de dormidas, com uma quota de 8,8%, a seguir ao Reino Unido e Alemanha.
Conheceu um aumento de 12,5% nas receitas turísticas face ao período homólogo, sendo o quarto mercado mais relevante neste indicador.