Início noticias Mongólia bate recorde de turistas em 2024

Mongólia bate recorde de turistas em 2024

0

A Mongólia registou um aumento significativo no número de turistas estrangeiros em 2024, alcançando um total de 727.400 visitantes. Apesar do crescimento de 22% em comparação com o ano anterior, o número permanece abaixo da meta de um milhão estabelecida pelas autoridades.

O aumento de turistas deveu-se, sobretudo, ao crescimento de visitantes provenientes de países asiáticos, como a China, o Japão e Taiwan, conforme indicam as estatísticas divulgadas no sábado.

Para impulsionar o setor, a Mongólia está a investir no desenvolvimento do turismo sustentável, com o objetivo de proteger os seus recursos naturais. O programa “Go Mongolia 2.0” promove o turismo durante as quatro estações do ano, priorizando projetos de infraestrutura, incluindo a construção de 4.440 quilómetros de estradas, melhorias nos postos fronteiriços e novas ligações ferroviárias e aéreas entre regiões.

O Governo mongol destacou ainda a importância de planeamento, como a criação de parques de campismo e rotas turísticas bem definidas, além da proteção de áreas sensíveis. Desde 2019, um projeto de turismo sustentável apoiado pelo Banco Asiático de Desenvolvimento tem contribuído para a construção de infraestruturas e a gestão de resíduos em destinos chave, como o lago Khovsgol e o complexo natural de Onon Balzhin.

Em 2024, o setor do turismo gerou receitas recorde de 1,5 mil milhões de dólares (1,46 mil milhões de euros), tornando-se uma peça essencial nos esforços da Mongólia para diversificar a sua economia, tradicionalmente dependente da mineração.

Os anos 2023-2028 foram designados pelo Governo como os “Anos de Visita à Mongólia”, com a ambição de atrair pelo menos um milhão de turistas por ano. LUSA