A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) promove, no próximo dia 30 de janeiro de 2025, no Hotel Sines Sea View Business & Leisure, em Sines, a quarta edição do Encontro Nacional dos Profissionais de Enoturismo (ENPE). O evento, considerado uma referência no setor, reunirá especialistas, empresários, técnicos, decisores públicos e outros profissionais ligados ao Enoturismo, num dia dedicado a debates estratégicos, partilha de conhecimentos e networking.
Com o objetivo de impulsionar este segmento em crescimento no turismo nacional, o ENPE 2025 promete abordar temas cruciais para o futuro do setor, promovendo inovação, internacionalização e o fortalecimento das redes de negócios.
Com início às 9h30, o ENPE 2025 será aberto pela presidente da APENO, e pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, principal patrocinador do evento.
Um dos momentos mais esperados será o painel dedicado ao impacto da Inteligência Artificial (IA) no Enoturismo, que irá explorar como a IA pode transformar as experiências turísticas, melhorar a gestão dos negócios e criar novas oportunidades para os operadores do setor. Este painel reflete a aposta do ENPE 2025 na inovação como ferramenta essencial para o crescimento do Enoturismo.
Outro destaque do programa será a discussão sobre a importância da internacionalização do Enoturismo. Este painel abordará estratégias e iniciativas que podem alavancar o Enoturismo português no mercado global.
Por sua vez, o fórum intitulado ‘A Feira Perfeita para o Enoturismo’, permitirá aos associados da APENO a oportunidade de partilhar as suas ideias sobre o evento ideal para promover este segmento. A este fórum, seguir-se-á a apresentação da Estratégia 2025, que incluirá ainda o anúncio do próximo local do Prémio Nacional de Enoturismo, que reconhece projetos de excelência no setor.
Na parte da tarde, o ENPE 2025 será dedicado ao networking e a reuniões de negócios entre associados da APENO e compradores interessados no Enoturismo nacional. Este encontro, promovido em parceria com a APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo), visa criar novas oportunidades e estimular negócios que reforcem o crescimento do setor.