Desde ontem, 8 de janeiro de 2025, os cidadãos de 48 países que pretendem viajar para o Reino Unido para uma estada de curta duração terão de solicitar previamente uma autorização.
A Autorização Eletrônica de Viagem (ETA, na sigla em inglês) será obrigatória para todos os viajantes, com exceção dos europeus.
Segundo o governo britânico, o objetivo é digitalizar o sistema de fronteiras e imigração no Reino Unido.
Até agora, a maioria dos visitantes do Reino Unido, incluindo os brasileiros, não precisava passar pelo complexo processo de solicitação de visto. Era necessário apenas o passaporte para cruzar a fronteira.
A partir desta quarta-feira, no entanto, esses viajantes – cujos países faziam parte do programa de isenção de vistos do Reino Unido – devem solicitar um ETA, incluindo aqueles que estão fazendo conexão.
Nesse sentido, repita-se, os cidadãos portugueses que viajem para o Reino Unido terão de obter uma autorização eletrónica de viagem (ETA) a partir de 02 de abril. No dia 05 de março, os titulares de passaportes portugueses poderão solicitar a sua ETA do Reino Unido antes da data de aplicação.