Início noticias Aeroporto de Macau perto dos níveis pré-pandemia em 2024

Aeroporto de Macau perto dos níveis pré-pandemia em 2024

0

O Aeroporto Internacional de Macau (MIA) registou um aumento significativo no número de passageiros em 2024, com 7,64 milhões de pessoas a passarem pelas suas instalações, o que representa 79,5% dos níveis de tráfego pré-pandemia, de 2019. O número de passageiros aumentou 48,3% em comparação com o ano anterior, refletindo uma recuperação após a pandemia.

A reabertura das fronteiras de Macau a todos os estrangeiros em 8 de janeiro de 2023, após quase três anos de restrições rigorosas, foi um marco importante para a recuperação do setor. O aeroporto também processou quase 60 mil voos de passageiros em 2024, representando um aumento de 41,1% em relação ao ano anterior e 77,3% do volume de voos de 2019.

Atualmente, o aeroporto de Macau opera com ligações de 27 companhias aéreas para 41 destinos, incluindo várias cidades na China continental, Taiwan, Sudeste Asiático, Japão e Coreia do Sul. A CAM, gestora do aeroporto, afirmou que continuará a explorar novos mercados internacionais em colaboração com o Governo da Região Administrativa Especial de Macau.

Apesar de ter capacidade para atender até 9,6 milhões de passageiros, a taxa de utilização do aeroporto é atualmente de apenas 60%.

A construção de um novo aeroporto internacional em Guangdong, província vizinha de Macau, foi recentemente aprovada pelo Conselho de Estado da China.

O novo aeroporto visa descongestionar o tráfego aéreo e servir as cidades da região, com previsão de iniciar operações em 2028 e atingir 30 milhões de viagens anuais até 2035.