Começa um novo ano e, mais uma vez, é altura de fazer um balanço do tráfego aéreo na Europa e, especialmente, em Portugal.
A AirHelp, empresa líder mundial em tecnologia de compensação de passageiros aéreos, analisou os dados de voo do último ano e elaborou um relatório sobre a pontualidade das viagens na Europa e em Portugal. Neste relatório, pode ler-se que, em 2024, mais de 960 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos europeus; 30% deles viram os seus voos atrasados ou cancelados e mais de 19 milhões puderam reclamar uma indemnização financeira ao abrigo do Regulamento CE 261/2004, que regula os voos com partida da EU.
Portugal: elevada taxa de voos com perturbações
De acordo com a análise realizada, dos países europeus com maior tráfego aéreo, Portugal é dos que apresenta uma maior taxa de voos atrasados. Só em 2024, mais de 80 mil voos sofreram algum tipo de perturbação – cancelamento ou atraso – afetando mais de 11 milhões de passageiros, ou seja, 34% dos mais de 34 milhões que viajaram a partir de Portugal. Tendo em conta estes números, mais de 630 mil passageiros tornaram-se elegíveis na obtenção de compensações, de acordo com o Regulamento CE 261/2004.
No que toca às principais rotas em 2024, Madrid foi o destino preferencial de quem partiu de Lisboa com 962 mil passageiros aéreos (dos quais 38% sofreu alguma perturbação no seu voo); Paris o segundo destino de quem partiu de Lisboa com registo de 868 mil passageiros aéreos (sendo que também 38% sofreu alguma perturbação); e, por fim, a rota Madeira-Lisboa foi a terceira rota mais efetuada no ano 2024 com 647 mil passageiros aéreos (e 37% a sofrer alguma perturbação).
O Aeroporto de Lisboa foi aquele que registou mais passageiros: mais de 17 milhões de passageiros partiram do aeroporto da capital portuguesa e destes 40% sofreu algum tipo de perturbação no seu voo – cancelamento, atraso ou overbooking. O Aeroporto do Porto registou aproximadamente sete milhões e meio de passageiros aéreos, com 30% destes a sofrer alguma perturbação no seu voo; em terceiro lugar, o Aeroporto de Faro registou mais de quatro milhões de passageiros aéreos, com 23% a sentir alguma dificuldade no seu voo.
Por outro lado, como esperado, foram os meses de verão que registaram maior tráfego aéreo, especialmente os meses de julho e agosto. No entanto, foram os meses de setembro e outubro que registaram mais perturbações nos voos – 42% e 45%, respetivamente.
“O ano de 2024 foi um ano positivo para os aeroportos portugueses, que, em geral, registaram uma melhoria na performance da operação de voos, no que à pontualidade diz respeito, com uma diminuição do número de voos e de passageiros afetados por problemas nos voos, com cancelamento e atrasos, apesar do aumento do número de voos totais operados com partida em Portugal e a manutenção do número de passageiros”, destaca Pedro Miguel Madaleno, advogado especialista e representante da AirHelp em Portugal, acrescentando que “assistimos, então, a uma inversão da tendência de crescimento dos números e das percentagens de voos e passageiros afetados por perturbações que se vinha registando desde o fim da pandemia de Covid-19”.