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34 milhões de passageiros voaram a partir de aeroportos portugueses em 2024

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Começa um novo ano e, mais uma vez, é altura de fazer um balanço do tráfego aéreo na Europa e, especialmente, em Portugal.

AirHelp, empresa líder mundial em tecnologia de compensação de passageiros aéreos, analisou os dados de voo do último ano e elaborou um relatório sobre a pontualidade das viagens na Europa e em Portugal. Neste relatório, pode ler-se que, em 2024, mais de 960 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos europeus; 30% deles viram os seus voos atrasados ou cancelados e mais de 19 milhões puderam reclamar uma indemnização financeira ao abrigo do Regulamento CE 261/2004, que regula os voos com partida da EU.

Portugal: elevada taxa de voos com perturbações

De acordo com a análise realizada, dos países europeus com maior tráfego aéreo, Portugal é dos que apresenta uma maior taxa de voos atrasados. Só em 2024, mais de 80 mil voos sofreram algum tipo de perturbação – cancelamento ou atraso – afetando mais de 11 milhões de passageiros, ou seja, 34% dos mais de 34 milhões que viajaram a partir de Portugal. Tendo em conta estes números, mais de 630 mil passageiros tornaram-se elegíveis na obtenção de compensações, de acordo com o Regulamento CE 261/2004.

No que toca às principais rotas em 2024, Madrid foi o destino preferencial de quem partiu de Lisboa com 962 mil passageiros aéreos (dos quais 38% sofreu alguma perturbação no seu voo); Paris o segundo destino de quem partiu de Lisboa com registo de 868 mil passageiros aéreos (sendo que também 38% sofreu alguma perturbação); e, por fim, a rota Madeira-Lisboa foi a terceira rota mais efetuada no ano 2024 com 647 mil passageiros aéreos (e 37% a sofrer alguma perturbação).

O Aeroporto de Lisboa foi aquele que registou mais passageiros: mais de 17 milhões de passageiros partiram do aeroporto da capital portuguesa e destes 40% sofreu algum tipo de perturbação no seu voo – cancelamento, atraso ou overbooking. O Aeroporto do Porto registou aproximadamente sete milhões e meio de passageiros aéreos, com 30% destes a sofrer alguma perturbação no seu voo; em terceiro lugar, o Aeroporto de Faro registou mais de quatro milhões de passageiros aéreos, com 23% a sentir alguma dificuldade no seu voo.

Por outro lado, como esperado, foram os meses de verão que registaram maior tráfego aéreo, especialmente os meses de julho e agosto. No entanto, foram os meses de setembro e outubro que registaram mais perturbações nos voos – 42% e 45%, respetivamente.

“O ano de 2024 foi um ano positivo para os aeroportos portugueses, que, em geral, registaram uma melhoria na performance da operação de voos, no que à pontualidade diz respeito, com uma diminuição do número de voos e de passageiros afetados por problemas nos voos, com cancelamento e atrasos, apesar do aumento do número de voos totais operados com partida em Portugal e a manutenção do número de passageiros”, destaca Pedro Miguel Madaleno, advogado especialista e representante da AirHelp em Portugal, acrescentando que “assistimos, então, a uma inversão da tendência de crescimento dos números e das percentagens de voos e passageiros afetados por perturbações que se vinha registando desde o fim da pandemia de Covid-19”.