E que venha 2025 e essa vontade de fazer acontecer que a novidade tanto motiva… para alguns! No ar ainda paira a confusão do que realmente há para fazer entre o Natal e o Ano Novo, entre o Ano Novo e o fim de semana e assim sucessivamente. Mas pelo meio a vida acontece e não se distraía! O ano já começou e o FOMO é tramado de sentir na pele (Fear of Missing Out).
Partilhamos 5 dicas para arrancar o ano criativo:
- Enquanto todo o mundo dorme e amanhece tarde (sim, o nascer do sol no Inverno às 7h30 é muito tarde para um fazedor) agarre a manhã. Muito se fala sobre o tópico em livros e é sabido entre os mais bem-sucedidos empresários, mas o que significa verdadeiramente? Significa ter claridade para pensar sem interferência do que os dias exigem (notificações, interrupções, trânsito, ruído, etc.) enquanto a maioria das pessoas ainda dorme. Ter calma e paz no tempo que é só nosso: seja ele para meditar, praticar exercício, planificar, trabalhar ou estudar. Pode parecer insano sair do conforto de uma cama quente 30 minutos antes do despertador, mas pode ser o suficiente para articular melhor o seu dia. Aos poucos aumente para 45 minutos, 1 ou 2 horas antes da hora habitual de acordar, mas assegure-se que dormiu o suficiente.
- Deitar cedo e cedo erguer … Não subestime o poder de um sono descansado. E sem querer tecer sermões sobre saúde fica a dica: assegure um balanço de consumo de magnésio e ferros para um sono profundo e descansado, reduza o consumo de cafeína e crie hábitos de sono respeitando o corpo que tem. Uma vez que o respeite, fará de si um campeão!
- Em contradição com o que se refere no ponto 1, alinhe-se com a Natureza, com o estado do planeta: go “the extra mile” e acorde mais cedo sim, mas perceba que os habitantes do planeta terra funcionam melhor quando estão alinhados com o planeta terra na hora de retirada/acordar, no que se produz e o que a terra dá nesta altura do ano e no geral na compreensão biológica do impacto das estações do ano nos habitantes do planeta terra. Como tal, procure compreender a que hora do dia é mais produtivo e planifique a sua agenda em conformidade.
- Enquanto não o faz perfeito, não deixe de fazer. Chega de desculpas no constante adiar da implementação dos projectos que há muito deseja. A frustração de não tentar é bem superior à de errar. E errar com o mindset certo (capacidade de rir de nós próprios, apoio e energia para tentar através, vontade de aprender com as falhas, superar-se, etc) podem ser extremamente produtivos e contributos nesse fazer acontecer que tanto se precisa. Do it anyway. Start now.
- Actualize o seu trabalho. Não precisa de estar à procura de emprego ou de uma promoção para o fazer. Mantenha o seu CV actualizado com todos os seminários, palestras e workshops que tem participado e faça disso a sua resolução de Ano Novo! Perceba os milestones que percorreu mantendo o seu perfil actualizado e a sua carreira activa. É a melhor forma de manter o algoritmo de visibilidade no mundo online a trabalhar a seu favor de forma orgânica: com conteúdo fresco e regularmente actualizado. E conhece melhor forma de auto-gratidão e self-enrichment que aprender, explorar e sair para conhecer e inspirar-se? É duplamente gratificante: aprende e actualiza-se.
-
E esta publicação não é só pessoal, mas sim dos nossos negócios e de como o caminho se faz caminhando com pequenos hábitos e acções consistentes que nos fazem avançar. Ao fim de 3 dias (enquanto todo o mundo ainda estava a recuperar das festas) o seu trabalho já vai lançado. Actualize o website, avance para aquele novo serviço, implemente de uma vez aquela ideia que fará do seu alojamento um espaço diferenciador e alinhado com o (verdadeiro) carácter do que idealizou dele.
E porque falamos de fazer acontecer espreite as Etapas a seguir antes de um anúncio online. Ainda perdido? Agende um café online connosco para falarmos do coach que quer fazer com a sua equipa ou do rebranding que tem de acontecer este ano para provar quão verde é o seu hotel 😉