A inteligência artificial (IA), a transparência, o papel crescente das redes sociais e a personalização de experiências destacam-se como as principais tendências para transformar o setor das viagens em 2025. Estas previsões, feitas por líderes da indústria, foram partilhadas numa análise publicada pela PhocusWire.
“Empresas com IA integrada estão a transformar operações e a melhorar a experiência do cliente, elevando significativamente a rentabilidade”, afirma Mia Morriset, da Inovia Capital, destacando também que a integração de soluções fintech “revolucionará as plataformas de viagens”.
“A única forma sustentável de gerir o negócio é priorizar o valor do cliente ao longo da vida, apostando em experiências melhoradas para clientes regulares em vez de compradores ocasionais”, refere Greg Webb, CEO da Travelport. Webb alerta ainda para o aumento do “consumer washing” e sublinha a necessidade de “transparência radical para reconquistar a confiança do consumidor”.
“O domínio de 20 anos do Google poderá ser desafiado, com plataformas como TikTok e Instagram a tornarem-se relevantes na pesquisa de viagens”, considera Mario Gavira, da Kiwi.com, acrescentando que as redes sociais e vídeos curtos estão a mudar o comportamento de pesquisa dos consumidores.
“As redes sociais estão a transformar-se de inspiração para ação, permitindo que reservas sejam feitas diretamente nas plataformas”, disse Wilfred Fan, da Klook, antecipando que as experiências se tornarão o centro do planeamento de viagens, com os viajantes a decidirem primeiro o que querem fazer antes de onde ficar.
“A revolução da IA na hotelaria é uma máquina de eficiência implacável que está a transformar a operação hoteleira”, afirma Adam Harris, CEO da Cloudbeds, destacando sistemas que ajustam preços dinamicamente e automatizam até 40% das tarefas humanas.
“2025 trará companheiros de viagem totalmente suportados por IA, que oferecerão soluções integradas e personalizadas aos clientes, transformando a forma como viagens são planeadas e reservadas”, refere Patrick Andrae, da HomeToGo.
“Com rendimentos em crescimento, o turismo experiencial está a aumentar, e as cidades de nível 2 e 3 estão a emergir como importantes contribuintes para o turismo internacional”, afirma Rajnish Kumar, da Ixigo, que também destaca o crescimento do turismo religioso na Índia, impulsionado por investimentos em infraestrutura.
Estas tendências refletem a inovação e as mudanças no setor das viagens, com novas tecnologias e comportamentos a desafiar as dinâmicas tradicionais.