Início noticias Trabalhadores da Portway continuam em greve no início de 2025

Trabalhadores da Portway continuam em greve no início de 2025

0

Os trabalhadores da Portway iniciaram no passado dia 24 uma greve nos aeroportos que se prolonga até ao início do próximo ano, depois de os sindicatos Sindav, STHAA, Sitava e Simamevip não terem chegado a acordo com a empresa sobre aumentos salariais.

A greve convocada pelos sindicatos destes trabalhadores, que prestam assistência em terra (‘handling’) nos aeroportos, abrange todo o trabalho suplementar, com início às 00:00 do dia 24 de dezembro de 2024 e até às 24:00 de dia 01 de janeiro de 2025.

Há ainda pré-aviso de greve de 24 horas, partir das 00:00 horas do dia 31 de dezembro até às 24 horas deste último dia do ano.

A paralisação irá também abranger o trabalho em dia feriado que seja dia normal de trabalho, a partir do dia 24 de dezembro e até 02 de janeiro de 2025.

As estruturas que convocaram a paralisação, o Sindicato Democrático dos Trabalhadores dos Aeroportos e Aviação (Sindav), o Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHAA), o Sindicato dos Trabalhadores de Handling, da Aviação e Aeroportos (Sitava) e o Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pescas (Simamevip) acusaram a empresa de “desonestidade e má-fé”.

Nos próximos dias continua ainda a greve em outra empresa de ‘handling’ que opera nos aeroportos nacionais, a Menzies (antiga Groundforce) com a ANA – Aeroportos de Portugal a alertar para possíveis perturbações, devido às duas paralisações, numa nota no seu ‘site’.