Fundada em fevereiro de 2023, a agência de viagens “Travel & Friends – Embarque Connosco”, localizada na Ericeira, é liderada por Sara Ferreira, uma profissional com vasta experiência no setor do turismo. Em entrevista ao Opção Turismo, partilhou falou do ano de 2024, destacou os desafios do setor e revelou planos para o futuro.
Uma agência de proximidade com raízes locais
Sara Ferreira decidiu abrir a sua agência motivada pela sua carteira de clientes, experiência na área e uma equipa consolidada, tendo optado pela Ericeira devido ao forte vínculo da equipa à região. “O nome Travel & Friends – Embarque Connosco reflete a nossa ligação com os clientes e a forma como nos identificamos com eles”, explicou.
Iniciou a sua carreira profissional aos 19 anos e trabalhou em agências como Novatours, Intervisa, Best Travel, By Travel e Abreu, antes de criar o seu próprio negócio.
A agência “Travel & Friends – Embarque Connosco” trabalha com vários operadores como Solférias, Newblue e Jolidey mas também desenvolve programas próprios em parceria com a Zen Family, promovendo viagens focadas no crescimento espiritual.
2024: sucesso e desafios
Sara Ferreira classificou 2024 como um ano positivo, com destaque para destinos como Bali, Tanzânia, Caraíbas e Japão, os mais vendidos pela agência. No entanto, não foi um ano isento de desafios. A guerra e os seus impactos políticos foram apontados como fatores que geram receios nos clientes. Além disso, Sara sublinhou o impacto da concorrência, que “esmaga bastante as margens na nossa rentabilidade”.
Outros desafios incluem a concentração de oferta de operadores para os mesmos destinos, o que Sara acredita que poderia ser mais equilibrado. Sobre a venda de pacotes de operadores espanhóis, afirmou trabalhar com Travelplan, Newblue, Smytravel e operadores hoteleiros como Veturis e Tour Diez.
Previsões para 2025
Embora positiva, Sara prevê um abrandamento no ritmo das viagens devido ao aumento dos preços. “Acredito que as vendas irão descer um pouco. Alguns passageiros optarão por destinos mais económicos ou por viajar menos vezes por ano”, concluiu.
A Zen Family