Início noticias Porto do Funchal com tendência crescente nas pernoitas em navios de cruzeiros

Porto do Funchal com tendência crescente nas pernoitas em navios de cruzeiros

0

Nos últimos dois meses do ano passado, registaram-se 14 escalas noturnas. Este ano, na primeira semana de dezembro, esse número já havia sido igualado. Com as estadias adicionais programadas até 31 de dezembro, o total subirá para 34 dormidas.

Segundo os armadores, cerca de 80% dos passageiros e tripulantes dos navios de cruzeiro que pernoitam saem à noite para explorar e aproveitar a cidade, resultando num maior impacto na economia local, uma vez que os visitantes têm mais tempo para descobrir o que o Funchal tem para oferecer.

Paula Cabaço, presidente do Conselho de Administração da APRAM salientou que tanto as infraestruturas portuárias como os recursos humanos da APRAM estão bem preparados para responder a esta tendência de mercado, que procuram potenciar ainda mais. No próximo ano, a APRAM planeia intensificar os seus esforços promocionais com as empresas de cruzeiros, apresentando as principais atrações da Madeira e a variedade das suas ofertas.

“A curta distância entre o porto e a cidade é, sem dúvida, um fator chave para incentivar as linhas de cruzeiros a prolongarem a sua estadia no Funchal, permitindo que os passageiros desfrutem da cidade à noite”, concluiu Paula Cabaço.

Em 2023, a Madeira recebeu 279 escalas de navios de cruzeiro e, pela primeira vez, ultrapassou os 624.000 passageiros desembarcados, representando um aumento de 51% face a 2022. Este ano, espera-se que esses números sejam novamente superados em um mercado com impacto econômico direto de mais de 53 milhões de euros na economia regional.