Início noticia 3 Lousã: antiga estação ferroviária transforma-se em alojamento local

Lousã: antiga estação ferroviária transforma-se em alojamento local

0

O alojamento local Lousã Estação, resultado da recuperação da histórica estação ferroviária da vila da Lousã, foi inaugurado ontem (09) numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e que contou com a presença de vários responsáveis do setor turístico.

O projeto de reconversão foi concretizado no âmbito do Fundo Revive Natureza, gerido pela Fomento Fundos. A concessão do edifício – assim como o da antiga estação de Serpins, no mesmo concelho – foi atribuída ao empresário Fernando Pereira e é um exemplo concreto do compromisso de recuperação e valorização de património devoluto do Estado, alinhando-o com a promoção do turismo sustentável e o desenvolvimento regional.

O alojamento tem disponíveis oito quartos, de várias tipologias. A designação dos quartos remete para a antiga estação, com nomes sugestivos como “chefe de estação e família”, “maquinista e família” ou “guarda da passagem de nível”. O bar do alojamento está aberto ao público. A estação servia o ramal ferroviário da Lousã, desativado em 2009. No antigo troço vai passar a circular o metro de superfície Metro Mondego.

Na ocasião, Rita Lavado, administradora executiva da Fomento – Fundos de Investimento Imobiliário realçou o impacto do Fundo Revive Natureza na recuperação de património devoluto.

Por sua vez, Pedro Machado sublinhou a importância estratégica deste investimento no contexto do crescimento turístico do país, destacando que “estamos a contribuir para mais hospitalidade. Portugal vai fechar 2024 com números recorde na atividade turística. Vamos ultrapassar os 30 milhões de turistas estrangeiros, as 80 milhões de dormidas e mais de 27.000 milhões de euros de receitas”.

A terminar a sua intervenção, o secretário de Estado do Turismo frisou que “queremos que o turismo seja cada vez mais uma atividade que cobre todo o território nacional. Quem vem à Lousã, que já tinha boas condições de hospitalidade, hoje passa a ter aqui mais um atrativo adicional, ainda para mais ligado a um edifício icónico”.