Início noticia 3 Workation e Bleisure Travel ganham força

Workation e Bleisure Travel ganham força

0

O turismo está a transformar-se com o surgimento de novas formas de trabalho e lazer, e tendências como Workation (trabalho remoto em locais de férias) e Bleisure Travel (combinação de viagens de negócios com lazer) estão a abrir novas oportunidades no mercado. Estas foram as principais conclusões destacadas por Markus Orth, presidente da Lufthansa City Center e membro do conselho da Associação Alemã de Viagens (DRV), antes da audiência pública de hoje no Comité de Turismo do Bundestag (Parlamento Alemão), dedicada ao tema “Novas formas de trabalho e férias”.

“Estamos a assistir a uma mudança fundamental no mundo do trabalho, onde Workation e Bleisure Travel assumem um papel importante, especialmente entre as gerações mais jovens – e isso representa grandes oportunidades”, afirmou Markus Orth. Ele destacou que estas tendências oferecem um potencial significativo para operadores turísticos, hotéis e agências de gestão de viagens, que podem atuar como parceiros estratégicos das empresas. “A implementação bem-sucedida desses conceitos requer regras claras, infraestrutura tecnológica adequada e consultoria profissional”, acrescentou o especialista em viagens corporativas.

Dados reforçam o crescimento destas tendências

Uma pesquisa recente da iniciativa Chefsache Business Travel, promovida pela DRV, sublinha o impacto crescente de Workation e Bleisure Travel. Entre os resultados:

  • 44% dos viajantes de negócios já estenderam uma viagem de trabalho com dias de lazer;
  • Mais de 55% dos profissionais abaixo dos 40 anos fazem o mesmo;
  • 45% já trabalharam remotamente durante períodos de férias;
  • Dois terços dos viajantes de negócios ajustam os seus planos para melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

“Empresas que oferecem Bleisure Travel e Workation são vistas como mais atrativas, o que é uma vantagem competitiva na luta por talentos num mercado de trabalho cada vez mais exigente”, destacou Orth na sua declaração ao Comité. Ele acrescentou que a flexibilidade crescente não só melhora a satisfação e a motivação dos colaboradores, mas também a produtividade.

Agências de viagens como parceiras estratégicas

Para Markus Orth, as agências de viagens corporativas desempenham um papel crucial nesta transição. “Combinando conhecimentos turísticos e competências em viagens corporativas, estas agências são os parceiros ideais para ajudar empresas a integrar Bleisure Travel e Workation nas suas estratégias, criando uma situação vantajosa para ambos os lados”, afirmou.