Concurso Jovem Talento Gastronomia distinguiu os melhores estudantes de restauração e hotelaria do país. A grande final aconteceu  na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Após três semifinais que percorreram o país de norte a sul, foram conhecidos os seis vencedores do Jovem Talento da Gastronomia (JTG) nas várias categorias a concurso: Artes da Mesa ICEL, Bartender INTER Magazine, Plant Based by Bonduelle, Pastelaria Derovo, Tradição com Arroz Bom Sucesso e Cozinha Recheio.

No total, 18 concorrentes disputaram esta grande final nacional, que se realizou na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e na Recheio Cascais, nos dias 4 e 5 de dezembro.

André Ferreira, da Escola de Hotelaria dos Açores, foi distinguido com o Prémio Francisco Vieira, que é atribuído ao concorrente que alcançou a pontuação mais elevada na final nacional ponderadas todas as categorias.

OS VENCEDORES

Artes da Mesa ICEL
Guilherme Moita, da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa – Pólo Sta Iria

Pastelaria Derovo
Bernardo Lourenço, da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego, com o prato “Tributo à Maçã”

Bartender Inter Magazine
André Ferreira, da Escola de Hotelaria dos Açores, com os cocktails “Honor Old Fashioned” e “Heritage”

Tradição com Arroz Bom Sucesso
Carolina Gaspar, da Escola de Formação Turística dos Açores, com o prato “Arroz do Atlântico”

Plant Based by Bonduelle
André Pacheco, da Escola de Formação Turística dos Açores, com o prato “Favas, Ovo BT e chouriço vegetal”

Cozinha Recheio
João Picão, da Escola Profissional Agrícola Engenheiro Silva Nunes, com snack e prato “Carpaccio de vitela” e “Bife à cortador”

Prémio Francisco Vieira (atribuído ao concorrente que alcançou a pontuação mais elevada na final nacional ponderadas todas as categorias)
André Ferreira, da Escola de Hotelaria dos Açores

A avaliar o futuro do talento português na área da gastronomia estiveram 22 chefes que se distinguem na cozinha, pastelaria, bar e sala.

Em paralelo com a final, aconteceu ainda um Roadshow, uma dinâmica idealizada para potenciar o conhecimento dos estudantes de hotelaria, com apresentações, demonstrações de cozinha e jogos com talentosos chefes de cozinha, pasteleiros e bartenders em destaque no meio.

O Jovem Talento da Gastronomia é o principal concurso nacional direcionado a jovens estudantes de restauração e hotelaria, com idades até aos 25 anos e que se encontrem a estudar numa escola de hotelaria em território português.

Mais do que uma rampa de lançamento, esta é uma plataforma de aprendizagem e que chama à atenção para o trabalho de formação turística que se faz nas escolas nacionais e o impacto que este tem na qualidade da mão-de-obra, de um dos setores mais importantes da economia nacional, o Turismo.