No final de novembro, Portugal acolheu a 2ª edição do Advanced Air Mobility (AAM) Summit, onde líderes globais debateram o futuro da aviação elétrica e o papel que a Mobilidade Aérea Avançada pode desempenhar no transporte de pessoas e mercadorias de forma mais eficiente, especialmente em áreas locais, regionais e rurais atualmente mal servidas, bem como em oferecer uma alternativa aos meios de transporte existentes em zonas urbanas.
A visão da AAM está alicerçada em dois conceitos principais:
- Aeronaves de Descolagem e Aterragem Vertical Elétrica (eVTOL):
Projetadas para táxis aéreos sob demanda, transferências de passageiros em aeroportos, transportes de pacientes, viagens interurbanas de telhado para telhado, entre outros. Algumas destas aeronaves terão pilotos a bordo ou operados remotamente, enquanto outras usarão navegação automática. - Veículos Aéreos Não Tripulados (UAVs):
Popularmente conhecidos como drones, focados em videografia, entrega de pequenas encomendas e transporte de suprimentos médicos.
O que antes parecia ficção científica é agora uma realidade em rápido desenvolvimento, com investimentos significativos de grandes empresas. Um exemplo notável é o investimento recente da Toyota na Joby Aviation, mostrando como o setor se está a consolidar em torno de jogadores-chave como Airbus, Boeing, Hyundai e Honda.
O que a Mobilidade Aérea Avançada realmente oferece?
Atualmente, o foco está no transporte interurbano, respondendo a três desafios principais:
- Impactos ambientais dos modelos tradicionais de mobilidade.
- Congestionamento urbano e tempos de deslocação.
- Custo e impacto urbano da infraestrutura ferroviária existente.
Novas tecnologias prometem deslocações mais eficientes, com menos emissões, menor ruído e custos mais baixos.
Nos Emirados Árabes Unidos, Joby Aviation e Archer Aviation lideram os projetos de táxis aéreos em Dubai e Abu Dhabi, com operações previstas para 2025. A Joby firmou um acordo exclusivo com a Autoridade de Estradas e Transportes de Dubai, enquanto a Archer colabora com a Falcon Aviation Services para conectar vertiports em Dubai e Abu Dhabi.
O conceito de táxi aéreo, semelhante ao modelo “Uber dos céus”, baseia-se em:
- Reservar espontaneamente;
- Deslocar-se rapidamente até ao vertiport;
- Desfrutar da viagem sem preocupações;
- Chegar ao destino com transporte já preparado.
Mobilidade Aérea e Desenvolvimento do Turismo
Embora o foco atual seja na mobilidade urbana, o turismo premium apresenta uma oportunidade significativa. Experiências exclusivas, como a linha aérea “Beyond Aviation” para os hóspedes do grupo “One and Only”, ou as viagens de jato privado da Four Seasons, mostram como a exclusividade no transporte é valorizada.
Imagine, por exemplo, explorar o Grand Canyon com aeronaves elétricas silenciosas, ou a província de Fujian, na China, onde Pingtan investiu em aviões elétricos para um turismo mais sustentável. Este modelo também poderia revolucionar o transporte entre ilhas nas Caraíbas, como St. Barths e Anguilla, combinando viagens sustentáveis com luxo.
E Portugal?
Regiões como Comporta e Melides, que se tornaram destinos de luxo, poderiam beneficiar imenso. Vertiports em Lisboa, Beja e Faro ofereceriam alternativas sustentáveis para os hóspedes de resorts como o Sublime ou CostaTerra, eliminando longas viagens de carro ou helicóptero.
Além disso, os novos empreendimentos no Alentejo também poderiam ser conectados através de eVTOLs, oferecendo experiências de luxo alinhadas com práticas ambientais.
Em suma, enquanto os eVTOLs foram concebidos como “táxis voadores”, Portugal tem a oportunidade de redefinir o seu papel no desenvolvimento do turismo de luxo. Integrar a visão da AAM na estratégia turística do país pode transformar a forma como viajantes premium interagem com os destinos portugueses.