Início noticias Primeira edição do Prémio AIVP – Antoine Rufenacht aconteceu em Lisboa

Primeira edição do Prémio AIVP – Antoine Rufenacht aconteceu em Lisboa

0

O Porto de Lisboa, enquanto coorganizador e anfitrião da 19.ª Conferência Mundial Cidades e Portos (AIVP), promovida pela Associação Internacional Cidades e Portos (AIVP), foi palco para a atribuição do Prémio AIVP – Antoine Rufenacht, atribuído pela vez, para premiar o melhor projeto que promove estratégias globais e integradas para o desenvolvimento de cidades portuárias.

O Porto da Cidade de Tânger venceu esta primeira edição do Prémio entre 23 projetos candidatos e seis finalistas, destacando-se pelo impacto inovador e sustentável da sua proposta. O Haropa Port (Paris, França) recebeu também uma menção honrosa especial pelo projeto Requalificação do Porto de Javel Bas, pelo júri

A cerimónia oficial decorreu durante uma gala na Fundação Champalimaud, em Lisboa, e reforçou o compromisso global dos Associados da AIVP com o desenvolvimento sustentável das cidades portuárias. Este prémio, único no seu género, pretende afirmar-se como uma referência internacional na promoção de estratégias integradas e inovadoras para o futuro das cidades portuárias.

Durante a cerimónia, Edouard Philippe, presidente da Câmara de Le Havre e presidente da AIVP, anunciou a realização da segunda edição do Prémio AIVP – Antoine Rufenacht em 2026, reforçando o papel transformador desta iniciativa.

Inspirado pela visão de Antoine Rufenacht, fundador da AIVP e ex-presidente da Câmara de Le Havre, o prémio visa promover estratégias globais e integradas para o desenvolvimento de cidades portuárias; reconhecer o trabalho excecional das equipas responsáveis pelos projetos; e, apoiar iniciativas alinhadas com os objetivos de sustentabilidade da Agenda 2030 da AIVP.