Início noticias Guimarães eleita Capital Verde Europeia 2026

Guimarães eleita Capital Verde Europeia 2026

0

Guimarães conquistou hoje, em Valência, o título de Capital Verde Europeia 2026, tornando-se a segunda cidade portuguesa a receber esta distinção, depois de Lisboa, em 2020. O anúncio foi feito na cidade espanhola que detém o título de Capital Verde Europeia 2024, após Guimarães superar as candidaturas de Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria).

Esta vitória reconhece o compromisso contínuo de Guimarães com a sustentabilidade ambiental, numa trajetória que já acumula mais de uma década de trabalho em prol da transição climática. O município receberá um apoio financeiro para investir em projetos de sustentabilidade, reforçando a sua estratégia ambiental.

O painel de especialistas independentes que avaliou as candidaturas destacou o desempenho excecional de Guimarães em sete áreas ambientais: qualidade do ar, ruído, gestão da água, biodiversidade, resíduos e economia circular, mitigação e adaptação às alterações climáticas.

“Quero felicitar toda a equipa de trabalho e, sobretudo, a comunidade vimaranense, que foi essencial para este sucesso. 2026 será mais um grande momento de celebração coletiva para Guimarães” disse, citado em comunicado, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

Desde 2013, Guimarães tem implementado medidas para promover a sustentabilidade. A cidade é uma das 100 cidades europeias comprometidas com a neutralidade climática até 2030 e é reconhecida pelo Plano Estratégico Guimarães 2030, que integra setores da sociedade, como academia, setor privado e cidadãos, em iniciativas como o Laboratório da Paisagem e o programa PEGADAS.

Além disso, o município tem apostado em projetos como o Desporto Carbono Zero e o Bairro C, focados na descarbonização e na criação de comunidades sustentáveis. Guimarães é ainda signatária do Green City Accord e foi distinguida com o Mission Label da Comissão Europeia.