Começou ontem, em Cáceres, Espanha, o Congresso Mundial de Turismo do Interior, um evento que se estreia este ano e que reúne empresários, profissionais do setor, académicos e representantes institucionais de diversos destinos turísticos do mundo, com o objetivo de analisar os desafios da atividade turística nas regiões mais afastadas dos centros de decisão. Idanha-a-Nova e Cáceres são os destinos convidados.
Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, integrou o primeiro painel do congresso, intitulado “Beira Baixa e Extremadura, qual é o futuro do turismo?”. Na sua intervenção, destacou a necessidade de haver uma melhor articulação e coordenação entre os vários agentes turísticos. “Um posto de turismo em Idanha-a-Nova tem de estar capacitado para informar qual é a oferta em Cáceres, e vice-versa. Mas mesmo dentro da própria região Centro, um posto de turismo no litoral tem de saber informar qual é a oferta turística que existe em outros pontos da região”, afirmou Anabela Freitas.
A vice-presidente da Turismo do Centro lembrou também a importância de incluir os agentes privados na discussão.
“É urgente eliminar esta barreira que ainda existe entre Portugal e Espanha e criar, na zona fronteiriça, uma submarca e um subdestino. Os primeiros passos estão dados. O que todos queremos é atrair turistas, que deixem dinheiro no território, para o desenvolver e para dar mais qualidade de vida a quem neles vive. O turismo só é bom se der qualidade de vida a quem vive nos territórios”, disse ainda Anabela Freitas.
Hoje, dia 27, a Turismo Centro de Portugal continuou a ser em destaque com a participação de Adriana Rodrigues, diretora de Comunicação, Imagem e Relações Públicas, que será a moderadora do painel “Sustentabilidade do Turismo após 2030”, no qual se discutirão estratégias para garantir o equilíbrio entre o crescimento do turismo e a preservação ambiental, cultural e social dos territórios.
Organizado pela Associação Ibérica de Turismo do Interior, o Congresso Mundial de Turismo do Interior inclui ainda uma área de exposição, onde os destinos do interior apresentam as suas propostas bem como uma área de networking, que promove contatos entre os participantes.