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Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve foi agora apresentado

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O Turismo do Algarve apresentou recentemente o Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve 2028 (PMETA 2028). A sessão foi aberta a convidados e imprensa, tendo assinalado um marco importante no futuro do turismo na região.

O PMETA 2028 estabelece uma visão ambiciosa para a região: consolidar o Algarve enquanto um destino turístico competitivo, sustentável e reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade e diversidade da sua oferta. Este plano orientador, que vigora até 2028, aposta numa estratégia assente em inovação, qualidade e sustentabilidade, e reflete as expectativas de empresas, parceiros e comunidades locais, alinhando-se com os objetivos das agendas regional, nacional e internacional.

Linhas orientadoras do PMETA 2028

 O desenvolvimento do PMETA 2028 foi fundamentado em vários referenciais estratégicos, como a Agenda 2030 das Nações Unidas e a Estratégia Turismo 2027. A nível regional, o plano encontra-se alinhado com o Algarve 2030 – Estratégia de Desenvolvimento Regional, o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve e o Plano Regional de Eficiência Hídrica para o Algarve.

 Metas estratégicas

Para orientar o crescimento sustentável do turismo, o PMETA 2028 define metas estratégicas específicas, com foco em indicadores como:

  • Dormidas em época baixa, ampliando o turismo fora dos períodos de alta temporada;
  • Proveitos do alojamento turístico, promovendo uma oferta de qualidade;
  • Taxa de sazonalidade, incentivando uma ocupação anual mais equilibrada;
  • Movimento de passageiros no aeroporto;
  • Satisfação dos residentes e dos turistas, assegurando experiências positivas e memoráveis para todos.

Mercados e produtos prioritários

 O plano hierarquiza ainda os mercados emissores prioritários para o Algarve, alinhando-os com a estratégia nacional do Turismo de Portugal. Entre os mercados maduros destacam-se a Alemanha, Espanha, Irlanda, Países Baixos, Portugal e Reino Unido. Como novos mercados emissores, o PMETA 2028 identifica os Estados Unidos e o Canadá.

Na organização dos produtos turísticos, o plano foca-se em três produtos consolidados – sol e mar, golfe e turismo residencial – e outros dez produtos e segmentos de aposta e seis de desenvolvimento que diversificam e enriquecem a oferta da região.