O Turismo do Algarve apresentou recentemente o Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve 2028 (PMETA 2028). A sessão foi aberta a convidados e imprensa, tendo assinalado um marco importante no futuro do turismo na região.
O PMETA 2028 estabelece uma visão ambiciosa para a região: consolidar o Algarve enquanto um destino turístico competitivo, sustentável e reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade e diversidade da sua oferta. Este plano orientador, que vigora até 2028, aposta numa estratégia assente em inovação, qualidade e sustentabilidade, e reflete as expectativas de empresas, parceiros e comunidades locais, alinhando-se com os objetivos das agendas regional, nacional e internacional.
Linhas orientadoras do PMETA 2028
O desenvolvimento do PMETA 2028 foi fundamentado em vários referenciais estratégicos, como a Agenda 2030 das Nações Unidas e a Estratégia Turismo 2027. A nível regional, o plano encontra-se alinhado com o Algarve 2030 – Estratégia de Desenvolvimento Regional, o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve e o Plano Regional de Eficiência Hídrica para o Algarve.
Metas estratégicas
Para orientar o crescimento sustentável do turismo, o PMETA 2028 define metas estratégicas específicas, com foco em indicadores como:
- Dormidas em época baixa, ampliando o turismo fora dos períodos de alta temporada;
- Proveitos do alojamento turístico, promovendo uma oferta de qualidade;
- Taxa de sazonalidade, incentivando uma ocupação anual mais equilibrada;
- Movimento de passageiros no aeroporto;
- Satisfação dos residentes e dos turistas, assegurando experiências positivas e memoráveis para todos.
Mercados e produtos prioritários
O plano hierarquiza ainda os mercados emissores prioritários para o Algarve, alinhando-os com a estratégia nacional do Turismo de Portugal. Entre os mercados maduros destacam-se a Alemanha, Espanha, Irlanda, Países Baixos, Portugal e Reino Unido. Como novos mercados emissores, o PMETA 2028 identifica os Estados Unidos e o Canadá.
Na organização dos produtos turísticos, o plano foca-se em três produtos consolidados – sol e mar, golfe e turismo residencial – e outros dez produtos e segmentos de aposta e seis de desenvolvimento que diversificam e enriquecem a oferta da região.