A indústria global de cruzeiros registou o maior impacto económico de sempre em 2023, segundo o estudo de Impacto Económico Global da Cruise Lines International Association (CLIA), divulgado na conferência anual CLIA Cruise Forward, em Miami. O relatório revelou que o setor superou os números de 2019, estabelecendo 2023 como o novo ano de referência para o desempenho da indústria de cruzeiros.
Em 2023, a indústria de cruzeiros gerou 168,6 mil milhões de dólares em impacto económico global, um aumento de 9% em relação a 2019. Este crescimento foi acompanhado por um aumento significativo no emprego: o setor criou 1,6 milhões de empregos incrementais, representando um aumento de 37% face a 2019, com 77% destes empregos em terra. O relatório também destacou que os salários pagos pelo setor somaram 56,9 mil milhões de dólares, um crescimento de 13% em comparação com o ano de referência anterior.
O setor contribuiu ainda com 85,6 mil milhões de dólares para o PIB global, com o seu crescimento a superar o ritmo da economia global. Em termos de passageiros, 31,7 milhões de pessoas viajaram em cruzeiros em 2023, um aumento de 7% em relação aos 29,7 milhões registados em 2019.
A presidente e CEO da CLIA, Kelly Craighead, destacou a relevância da indústria de cruzeiros para a economia global. “A indústria de cruzeiros é um importante motor económico, gerando milhares de milhões de dólares e apoiando milhões de empregos. À medida que a procura por cruzeiros continua a crescer, as companhias associadas à CLIA estão comprometidas em preservar a integridade, o património cultural e a beleza dos destinos visitados, para benefício tanto dos residentes como dos visitantes.”
O estudo também revelou que os cruzeiros beneficiam vários setores, incluindo transporte, aviação, alimentação e bebidas, alojamento, manufatura, tecnologia, agricultura, agências de viagens e uma vasta cadeia de abastecimento. Além disso, 60% dos passageiros de cruzeiros regressam aos destinos visitados para estadias mais longas, segundo a CLIA.
Com o crescimento do setor, a indústria de cruzeiros reforça o compromisso com o turismo sustentável e a gestão responsável dos destinos. A CLIA lançou as “Guiding Principles for Responsible Tourism”, um conjunto de princípios orientadores que identificam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aos quais a indústria está a contribuir. O documento oferece um quadro para a cooperação contínua entre o setor de cruzeiros, portos e destinos, com o objetivo de preservar a integridade, o património cultural e a beleza dos destinos para as gerações futuras.