Início noticias Espanha Verde estreia-se em Portugal

Espanha Verde estreia-se em Portugal

0

A Espanha Verde, marca turística que une Galiza, Astúrias, Cantábria e País Basco, foi apresentada pela primeira vez em Portugal, no Porto, sob o mote “Norte Diem”. O evento destacou o património, as paisagens naturais e a gastronomia das quatro regiões, promovendo o turismo sustentável e imersivo.

A marca Espanha Verde, que representa as comunidades autónomas da Galiza, Astúrias, Cantábria e País Basco, fez a sua estreia em Portugal com um evento na Quinta dos Barões, em Vila Nova de Gaia, no dia 14 de novembro. Criada há 35 anos, a Espanha Verde aposta na promoção conjunta de roteiros, produtos e experiências que valorizam o património, a natureza e a cultura destas regiões do norte de Espanha.

“Depois de apresentarmos a Espanha Verde em Frankfurt em 2023, escolhemos fazê-lo este ano na cidade do Porto pela relação transfronteiriça que temos com toda a região Norte de Portugal. O mercado português é muito importante para nós, não apenas pela proximidade geográfica, mas também pela afinidade cultural que temos em comum”, afirmou Xosé Manuel Merelles, Diretor da Agência de Turismo da Galiza, que coordena as ações da marca em 2024.

Portugal é um dos mercados prioritários para a Espanha Verde, especialmente na Galiza, onde representa 44% do turismo estrangeiro. Nas Astúrias, ocupa o terceiro lugar, enquanto na Cantábria e no País Basco os portugueses correspondem a cerca de 3,5% dos turistas internacionais.

A abordagem coletiva da Espanha Verde aposta no desenvolvimento de projetos como a Grande Rota da Espanha Verde, que inclui 16 etapas para explorar as quatro regiões, e o Corredor Ecoturístico Espanha Verde, o maior da Europa, envolvendo 30 espaços protegidos e mais de 350 empresas turísticas. Este último projeto é financiado por fundos europeus e promove o turismo sustentável e responsável.

O evento “Norte Diem” proporcionou aos convidados uma experiência imersiva e sensorial, combinando gastronomia, arte e interatividade. O chef basco Iñigo Lavado assinou um menu criativo que destacou ingredientes, vinhos e sidras típicos das quatro regiões. A iniciativa reuniu operadores turísticos, agências de viagens, representantes do Turismo Porto e Norte, autarquias, criadores de conteúdos digitais e personalidades ligadas à gastronomia, vinhos e cultura.

Com mais de 2.500 quilómetros de costa marítima, 42 espaços naturais protegidos, 56 restaurantes com Estrelas Michelin e uma rica herança cultural, a Espanha Verde posiciona-se como um destino de excelência para experiências que vão desde o enoturismo até ao surf, passando por segmentos como o slow sleep, que valoriza alojamentos de charme em plena natureza.

A aposta em mercados como Portugal, França, Alemanha, Itália, Reino Unido e Estados Unidos reflete o compromisso das quatro regiões em atrair turistas com uma oferta diversificada, sustentável e autêntica.