Início noticias Celso Sabino eleito presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo

Celso Sabino eleito presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo

0

O Ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, foi eleito presidente do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (ONU Turismo), durante a 122ª Reunião do Conselho, realizada em Cartagena, na Colômbia. A eleição contou com a participação de representantes de 35 países, sendo a primeira vez que um brasileiro assume o cargo desde a fundação do organismo, em 1975, segundo nota de imprensa do Ministério do Turismo do Brasil.

Com um mandato de um ano, Sabino terá a responsabilidade de liderar decisões estratégicas para o setor turístico mundial, incluindo áreas como a atração de investimentos, qualificação profissional, sustentabilidade, digitalização e o papel do turismo nas mudanças climáticas.

“A escolha é fruto dos excelentes resultados que o Brasil tem alcançado no turismo e da união dos países da América do Sul num bloco forte e integrado, em busca de maior protagonismo no cenário internacional”, afirmou o ministro Celso Sabino, citado na nota.

A eleição de Sabino coincide com um ano estratégico para o Brasil, que será palco de dois importantes eventos internacionais: a cimeira do BRICS e a COP 30, esta última marcada para Belém, no estado do Pará, terra natal do ministro. A COP 30 é considerada o principal encontro global para discussão de mudanças climáticas e reunirá líderes globais, académicos e representantes da sociedade civil.

O Brasil também será o primeiro país das Américas e do Caribe a acolher um escritório regional da ONU Turismo, a ser instalado no Rio de Janeiro. Segundo o Ministério do Turismo, esta unidade terá a missão de promover o turismo responsável, sustentável e acessível na região, além de impulsionar a competitividade e a integração do setor nas agendas globais.