A easyJet e a easyJet Holidays tornaram-se das primeiras empresas nas suas indústrias a obter a Menopause Friendly Accreditation, um reconhecimento dos seus esforços para apoiar os colaboradores afetados pela menopausa. A easyJet é a primeira companhia aérea a alcançar esta distinção, enquanto a easyJet Holidays está entre as primeiras empresas de férias a receber o selo, após uma avaliação rigorosa.
A acreditação destaca a estratégia destas empresas em promover uma cultura inclusiva e fornecer apoio relevante aos colaboradores afetados pela perimenopausa e menopausa, abrangendo tanto aqueles que enfrentam dificuldades para gerir os sintomas no ambiente de trabalho como aqueles que querem abordar o tema com sensibilidade.
A Menopause Friendly Accreditation foi criada pela organização Henpicked: Menopause in the Workplace, líder na oferta de apoio à menopausa para empresas, com iniciativas que incluem formação para gestores, acesso a especialistas, eLearning e suporte de políticas.
A easyJet e a easyJet Holidays implementaram várias iniciativas para alcançar esta acreditação, incluindo campanhas e eventos dedicados à menopausa, formação online para colaboradores e gestores, e a criação de um centro de recursos. Também foi realizada uma auditoria às instalações e remodelação de espaços, para garantir que o ambiente de trabalho fosse adequado às necessidades dos colaboradores. Estas ações visam aumentar a compreensão e a consciência sobre a menopausa, promovendo o apoio mútuo entre os colegas.
Para obter a Menopause Friendly Accreditation, ambas as empresas foram avaliadas por um painel independente, que analisou evidências em cinco áreas-chave: cultura, políticas e práticas, formação, envolvimento e ambiente de trabalho.
Oli Henry, responsável pela Saúde e Bem-Estar na easyJet, comentou: “Estamos incrivelmente orgulhosos de alcançar a Menopause Friendly Accreditation, mas estamos ainda mais orgulhosos do suporte e dos recursos que implementámos para apoiar o bem-estar dos nossos colaboradores. A acreditação reconhece o nosso compromisso contínuo em criar um ambiente de trabalho saudável e inclusivo, onde a menopausa é compreendida e respeitada.”
Deborah Garlick, CEO e fundadora da Henpicked: Menopause in the Workplace, acrescentou: “A easyJet e a easyJet Holidays implementaram uma vasta gama de ações educativas e de formação para normalizar a conversa sobre a menopausa. As suas campanhas mantêm o tema presente, enquanto o Hub e os recursos abrangentes oferecem apoio valioso tanto para quem passa pela menopausa como para quem quer apoiá-los. Eles são muito merecedores da Menopause Friendly Accreditation, que reconhece o impacto positivo do seu trabalho.”