Início notica2 WTM Londres arrancou ontem com recorde de empresas portuguesas

WTM Londres arrancou ontem com recorde de empresas portuguesas

0

Portugal marca presença na WTM Londres 2024, a maior feira de turismo do mercado britânico, com um número recorde de participantes. A delegação nacional reúne 112 empresas e ocupa um stand de 1010 m², com a presença das sete Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT) do país.

Durante os três dias de evento, e como é habitual, a tutela do turismo estará representada pelo Secretário de Estado do Turismo; Pedro Machado fez-se acompanhar por Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, a quem compete organizar o stand oficial.

O mercado britânico mantém-se como o principal emissor de turistas para Portugal. Dados da Globaldata mostram que, em 2023, as viagens de britânicos para o estrangeiro aumentaram 18,4%, somando 89,7 milhões, embora ainda abaixo dos níveis pré-pandemia de 2019 (-5,5%). Com 78,7% dos fluxos concentrados na Europa, o Reino Unido afirma-se como o principal mercado externo para Portugal em dormidas (18,4% de quota, com cerca de 9,9 milhões de dormidas) e o segundo em número de hóspedes (12,9%, equivalente a 2,4 milhões de pessoas). As receitas provenientes do mercado britânico atingiram os 3.835,1 milhões de euros, representando 15,3% das receitas totais do turismo em Portugal.

As projeções para os próximos anos são promissoras, com estimativas de um crescimento anual de 5,8% nas viagens internacionais a partir do Reino Unido e de 7,8% nos gastos dos turistas britânicos até 2027. Estes números reforçam a importância do mercado britânico como estratégico para o turismo nacional.

Portugal is Art: A Arte e a Cultura Portuguesa na WTM

Sob o mote “Portugal is Art”, o Turismo de Portugal apresenta na WTM uma campanha que convida os visitantes a explorar o país como um destino onde cultura e arte se fundem no quotidiano. A campanha inclui um filme conceito e seis versões focadas em produtos turísticos específicos — enoturismo, turismo literário, gastronomia, bem-estar, surf e festivais de música. Estes vídeos estarão em exibição no stand português, mostrando que Portugal é um destino onde tradição e modernidade se unem em experiências culturais únicas e diversificadas.