A TAP Air Portugal retomou, na segunda-feira, os voos para Manaus, reestabelecendo a ligação direta entre a Europa e o coração da Amazónia. O voo TP51, que partiu de Lisboa às 10h35, aterrou no Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes às 18h20, marcando o regresso de uma rota estratégica tanto para o turismo quanto para os negócios entre os continentes.
Operando um A321 neo, com capacidade para 154 passageiros (138 em classe Económica e 16 em Executiva), o voo dura cerca de 11h45, com uma escala em Belém. As operações estão programadas para segundas, quartas e sextas-feiras, partindo de Lisboa às 10h35 e chegando em Manaus às 18h20. No regresso, o voo parte da capital amazonense às 19h35, com chegada prevista a Lisboa às 11h10 do dia seguinte.
Compromisso com o Brasil e o Turismo Amazónico
“Estamos muito felizes em retomar os voos para Manaus, que é uma porta de entrada para a rica biodiversidade da Amazónia. Essa ligação reafirma o nosso compromisso com o Brasil e com o turismo na região, oferecendo novas oportunidades para que viajantes europeus conheçam a região e que os brasileiros tenham mais um canal direto de acesso à Europa”, afirmou Luís Rodrigues, Presidente da TAP.
Wilson Lima, Governador do Amazonas, celebrou a iniciativa: “Temos uma ligação muito forte com Portugal. A comunidade, cultura e relações de cooperação são marcantes em nossa sociedade. Ficamos muito felizes com os investimentos feitos e com a disposição da TAP em estar presente no Amazonas com voos três vezes por semana.”
TAP: A Companhia com Maior Presença no Brasil
A TAP Air Portugal mantém a posição de liderança no tráfego entre a Europa e o Brasil, com quase 100 voos semanais operando a partir de 13 capitais brasileiras. As rotas incluem, além de Manaus, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador e Florianópolis. De Portugal, a TAP oferece voos diretos de Lisboa e do Porto, garantindo conectividade e conveniência para os passageiros.
A partida do voo TP51 contou com a presença da diretora do Aeroporto de Lisboa, Sandra Horta Ferreira, do CEO da TAP Air Portugal, Luís Rodrigues, e de Karen Strougo, CCO da Vinci Aeroportos, celebrando o momento especial da retomada desta rota emblemática.