A eDreams ODIGEIO apresentou o seu estudo anual “A Year in Travel by eDreams ODIGEO”, que oferece uma visão detalhada sobre as tendências de viagem dos portugueses durante 2024, e uma antevisão do que podemos esperar para o próximo ano.
Destinos europeus preferidos dos portugueses em 2024
Em particular, Paris voltou a ser o destino favorito dos viajantes portugueses, tal como nos últimos quatro anos; e foi também a cidade de eleição deste ano nos resultados globais do estudo.
As seguintes cidades mais populares entre os viajantes portugueses foram Madrid e Barcelona, com Amesterdão, Funchal, Londres, Ponta Delgada e Roma a completar o Top 10. Assim sendo, o estudo revela uma tendência clara para viagens dentro da Europa e para visitar destinos mais próximos.
Adicionalmente, a empresa descobriu que as pesquisas de viagens dos portugueses coincidem com os destinos que acabam por reservar, uma vez que as cidades que mais pesquisaram em 2024 foram Paris, Londres, Funchal, Madrid e Barcelona.
Em termos de crescimento do volume de viagens em comparação com o ano anterior, destacaram-se destinos como Porto Santo (+24%), Nice (+18%), Roma (+18%), Marraquexe (+18%) e Copenhaga (+17%). Em termos globais, o maior crescimento do volume de viagens registou-se nas cidades de Kuala Lumpur (+49%); Hurghada (+38%); Santiago do Chile (+36%) e Jakarta (+36%).
Os hábitos de viagens dos portugueses
O estudo revelou também alguns hábitos e preferências de viagem durante este ano, em particular sobre a duração das estadas e a antecedência da marcação de reservas.
As férias de curta duração continuam a ter a preferência dos viajantes portugueses, que revelaram maior apetência por viagens com uma duração entre 3 e 4 dias (39%). De resto, esta realidade já se tem vindo a verificar nos últimos anos. Também revelaram algum interesse, ainda que mais ligeiro, em estadas de duração longa, entre 7 a 13 dias (19%), e média, de entre 5 a 6 dias (17%). Já as viagens com mais de 14 dias são uma preferência de apenas 10% dos portugueses
No que toca à antecedência das reservas, a maior parte (34%) dos portugueses marcou as suas viagens nos 15 dias anteriores da partida, contrastando ligeiramente com os viajantes que preferiram reservar as viagens com mais de dois meses de antecedência (27%).
O que marcou as viagens em 2024
Este ano, tornou-se evidente que os viajantes procuraram cada vez mais viagens personalizadas. Um inquérito da eDreams ODIGEO a 10.000 pessoas revelou que a esmagadora maioria dos consumidores (84%) prioriza ter múltiplas opções de viagem entre as quais escolher, procurando ativamente comparar e combinar várias companhias aéreas e hotéis, em vez de optar pela oferta de um único fornecedor. Isto indica que os consumidores estão a tomar decisões mais estratégicas e orientadas para o valor, ponderando cuidadosamente fatores como a relação custo-eficácia, a flexibilidade e a conveniência.
Os géneros de turismo musical e desportivo também impulsionaram o setor. Artistas globais como Taylor Swift motivaram inúmeras deslocações, gerando um aumento significativo da procura nas cidades onde tinham concertos agendados. Eventos como o Euro 2024 e os Jogos Olímpicos contribuíram para o crescimento das viagens para a Alemanha e Paris, consolidando o desporto como um dos segmentos de maior expansão no turismo global.
Por fim, as redes sociais continuaram a influenciar fortemente as decisões de viagem: os viajantes recorrem a plataformas como o TikTok e o Instagram para planear e escolher destinos de viagem.