O ‘Azores Tourism Summit’ foi criado para levar o turismo dos Açores ainda mais além, mas também para trazer o mundo e o conhecimento exterior à realidade” da Região. Quem o disse foi a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores aquando a sua intervenção na sessão de encerramento da primeira grande edição do ‘Azores Tourism Summit’, um evento que serviu para inovar e, sobretudo, dar o destaque merecido ao turismo dos Açores.
“O ‘Azores Tourism Summit’ representa um novo paradigma do turismo dos Açores e a verdadeira internacionalização do setor. É um momento de abertura à comunidade local e ao mundo exterior, que afirma a qualidade e ambição do destino Açores e da oferta turística regional”, afirmou então Berta Cabral.
Renovando o “objetivo firme de ter turismo todo o ano e em todas as ilhas”, Berta Cabral reconheceu a necessidade de trabalhar empenhadamente na mitigação da sazonalidade, na dispersão dos fluxos turísticos e no ordenamento e valorização do território, “onde cada cidadão pode e deve ter contributos a dar”.
A governante reforçou a ideia de que o crescimento do turismo não teria sido possível sem o trabalho dos empresários e disse que, para este ano, as perspetivas apontam para que se ultrapasse as quatro milhões de dormidas e os 175 milhões de euros de proveitos na hotelaria, “com uma notoriedade crescente e cada vez mais competitiva a nível internacional, enquanto se confirma, de forma inequívoca, um processo de crescimento verdadeiramente sustentável”.
Os Açores acabam de receber a comunicação formal de que somos o primeiro arquipélago do mundo com o Nível Ouro da certificação de “Destino Sustentável” da Earth Check e Berta Cabral sublinhou a importância destes “resultados de excelência, reconhecidos consecutivamente com prémios e distinções nacionais e internacionais, fruto de uma atuação conjunta daqueles que estão aqui hoje e de muitos outros que trabalham nas nove ilhas”.
“Podemos e devemos ter orgulho nisso, aproveitando o impulso para continuarmos a projetar um desenvolvimento consciente, de abertura ao mundo, de melhoria contínua e alicerçado na prosperidade e no bem-estar das nossas comunidades”, adiantou.
E prosseguiu: “Soubemos identificar o momento certo para projetar e implementar uma nova estratégia de desenvolvimento do setor, alinhada com o quadro financeiro plurianual da União Europeia, que está vertida no PEMTA 2030 e que é hoje uma inspiração para a Estratégia 2035 do Turismo de Portugal”.
“Com passos certos e determinados, construímos um caminho que permite ao turismo representar atualmente cerca de 20% do Valor Acrescentado Bruto, 17% do PIB e 17% do emprego regional, conforme os resultados do estudo que apresentámos. É a confirmação irrefutável da importância acrescida que o turismo tem tido nos últimos anos para sustentar o crescimento económico e a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida da nossa população”, acrescentou.
“O turismo é hoje um verdadeiro motor da economia dos Açores e a principal atividade económica a criar riqueza, empregos, investimento e oportunidades para o futuro das nossas ilhas. Devemos reconhecer igualmente que o dinamismo e a versatilidade do turismo têm contribuído, de forma inigualável, para a democratização do rendimento, das oportunidades de desenvolvimento pessoal, e do autoemprego, em todas as ilhas”, frisou também a governante.
Colocando sempre o foco na sustentabilidade (ambiental, económica e social), e os residentes no centro da estratégia do desenvolvimento turístico dos Açores, Berta Cabral defendeu a necessidade de “desmistificar preconceitos, ideias infundadas e a desinformação que insiste em desvalorizar um ciclo económico extremamente positivo para a Região”.
“O turismo para além de ser uma mais-valia do presente é um setor de futuro. O ímpeto inovador e proativo de toda a indústria exige que não nos acomodemos nem nos deixemos ficar à sombra do sucesso. Temos de continuar a investir no desenvolvimento e na qualificação da nossa oferta, cientes da agressividade competitiva deste setor e da responsabilidade crescente que a nossa notoriedade externa nos coloca”, disse.
Por outro lado, a Secretária Regional referiu que a proposta de Plano Anual Regional para 2025 mantém um volume de investimento superior a 19 milhões de euros, onde a promoção, a qualificação do destino e a sustentabilidade se mantêm traves-mestras.