A Xvinus, detida pelos grupos Vila Galé e Madre, acaba de inaugurar a adega do Paço do Curutelo, em Ponte de Lima, numa estrutura com capacidade para mais de 200 mil garrafas e um investimento de 3,4 milhões de euros.
Localizada no coração dos vinhos verdes, a adega incorpora tecnologia avançada para gerir todo o processo, desde a receção das uvas até ao engarrafamento, e permitirá vinificar todas as parcelas da propriedade.
Com 13 hectares de vinha em produção e mais sete a serem plantados em 2025, a nova adega destaca as castas Loureiro, Alvarinho, Avesso e Arinto.
Recorde-se que o primeiro vinho verde da marca Paço do Curutelo foi lançado a 25 de abril deste ano, com foco em vinhos que traduzam a diversidade e autenticidade da sub-região do Lima, conforme descreve o enólogo Ricardo Gomes.
A nova adega integra-se num projeto maior de enoturismo, que inclui o Vila Galé Collection Ponte de Lima, um hotel-resort de 20 milhões de euros, previsto para abrir em abril de 2025, com 69 quartos, piscinas e espaço para eventos, além de um museu dedicado à história local.