“Em 30 de abril de 1998, foi criado o primeiro jornal de turismo online diário em Portugal e, há que o dizer, também o primeiro na Europa, dirigido a profissionais do setor.
Entre a sua criação e a primeira edição «oficial», datada de 30 de abril de 1998, houve várias experiências e ajustamentos que ajudaram a moldar o projeto como o conhecemos hoje.
Celebra e ultrapassa as suas bodas de prata. Agora, com 26 anos de existência e sempre a publicar diariamente notícias que cobrem todas as áreas da atividade turística — distribuição turística, aviação, hotelaria, tecnologia, animação turística, associativismo — mantendo os profissionais sempre informados.”
Com estas palavras, sobre o tema ‘Pompa e Circunstância” de Edward Elgar, foi feita a apresentação do Opção Turismo. Depois, também com toda a pompa e circunstância, desta feita, protocolar a que a APAVT nos habituou, é entregue a Medalha de Prata de Mérito Turístico “pelos relevantes serviços prestados em prol do Turismo” ao seu diretor, Luís de Magalhães.
26 anos de existência que começaram a ser desenhados no mesmo local onde ainda hoje o Opção Turismo tem a sua sede e parte da Redação. No entanto, sem mudar fisicamente de lugar e num dia, passou de Rua do Viveiro a Rua Prof. Dias Valente, trocaram-se os números de polícia e a banda passou.
Pouco interessa, para o caso, os nomes da “mesma” rua. É no concelho de Cascais!
Interessa é destacar que foi no Estoril, no concelho de Cascais, na então Costa do Estoril, que surgiu o primeiro jornal de turismo online para profissionais. Em Portugal e na Europa! A custo, com meia dúzia de “carolas”, sem apoios ou ajudas – excetuam-se alguns anunciantes – nem tão pouco subsídios. Tal como ontem, apenas dependemos de nós próprios.
Um online puro que lutou para nascer face aos (muitos) condicionalismos da época em relação à nova tecnologia e ao desconhecimento. Enumerá-los era encher alguns discos de enorme capacidade.
A verdade é que tudo passou e já lá vão 26 anos e picos.
A ideia transformou-se em realidade quando alguns sonhadores ou mentes visionárias, gente do turismo e em cargos de responsabilidade que decidiram acreditar nas ideias do atual diretor e avançar para o projeto Opção Turismo. E, porque Lei é Lei, foi constituída uma empresa para gerir o Opção Turismo, marca detida ainda hoje por um dos sócios.
O Opção Turismo foi agora distinguido com a Medalha de Prata de Mérito Turístico pela Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT). Ou seja, apenas pela maior associação portuguesa de profissionais de turismo e com lugar de destaque entre os seus pares em todo o mundo.
Para que fique registado e porque cada um dessa magnífica equipa, profissionais de alto gabarito, optaram por caminhos diferentes, alguns ainda a trabalhar no Turismo, o Opção Turismo presta a sua homenagem e reconhecimento aos primeiros:
Carla Sá-Chaves
Joaquim Oliveira
José Nunes
José Veiguinha
Luís de Magalhães
Noel Dias
Pinto Basto