“É um grande desafio que os cidadãos, e em particular os portugueses, sintam a vantagem competitiva que é termos turismo e a nossa estratégia […] vai nesse sentido, de reforçarmos não só a nossa própria autoestima quando recebemos, mas reforçarmos aquilo que é particularmente apreciado pelos cidadãos estrangeiros que vêm para Portugal: a hospitalidade portuguesa”. Quem o disse foi Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, durante a sua intervenção na sessão de encerramento do 49º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (APAVT) que decorreu em Huelva, Espanha.
Pedro Machado lembrou que a hospitalidade portuguesa “é um ativo” do destino e, por isso, vê como um grande desafio fazer com que os cidadãos, em particular os portugueses, sintam a vantagem competitiva que é ter turismo no país, setor que pretende reforçar com novas rotas.
“Aliás, Taleb RifaI, o anterior secretário-geral da OMT, dizia-nos uma vez numa conferência em Lisboa que nós temos coisas extraordinárias: ‘clima, gastronomia, vinhos, paisagem, mas há uma coisa que vocês têm que é verdadeiramente fantástica, são vocês os portugueses’. Nós às vezes temos dificuldade em receber e em partilhar isto, que é tão apreciado por estrangeiros”, frisou e relembrou que os benefícios do turismo – considerado há muito tempo um dos principais motores de crescimento da economia nacional -, têm sido alvo de contestação por parte de alguns grupos da sociedade e em algumas cidades com o argumento de que tira condições de vida aos residentes, pelo excesso de tráfego, ou pelo aumento de preços que provocou no imobiliário.
O secretário de Estado do Turismo destacou que durante os dias do congresso foi sempre realçada a importância do turismo para o crescimento económico de Portugal e afastada a incerteza de até há poucos meses de que 2024 poderia ser de consolidação dos resultados anteriores.
Atualmente, tendo em conta os dados de agosto – últimos disponíveis – e o sentimento dos empresários do que aconteceu em setembro, a expectativa é que o final do exercício acabe com crescimento turístico, logo a bater novo recorde.
Para continuar a crescer e a reforçar o posicionamento de Portugal, o secretário de Estado anunciou o reforço da estratégia para captar mais turistas da Coreia do Sul, Estados Unidos, Canadá, México e Brasil. Turistas com “qualificação e capacidade financeira maior” do que os tradicionais europeus que visitam Portugal.