Início noticias Minas Gerais divulga os seus atrativos em Portugal e promove iniciativas

Minas Gerais divulga os seus atrativos em Portugal e promove iniciativas

0

O Estado de Minas Gerais encontra-se em Portugal para apresentar os seus atrativos turísticos, culturais e gastronómicos, promovendo iniciativas que facilitam o intercâmbio de negócios e investimentos, além de reforçar as relações económicas e comerciais bilaterais.

Neste contexto, será realizado um programa de capacitação em turismo e investimento no dia 15 de novembro, no hotel Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, seguido de um jantar do Chefe

Caio Soter, que destacará a gastronomia mineira. Os queijos e vinhos mineiros serão o ponto de partida da viagem criativa do chef Caio Soter, que trará a tradição para a mesa de uma forma moderna e inovadora. Responsável pela cozinha do Pacato, um dos mais importantes restaurantes de Belo Horizonte, o chef brasileiro tem privilegiado os produtos da terra, preservando sabores e saberes.

Minas Gerais também marcará presença no evento Essência do Vinho – Lisboa, de 9 a 11 de novembro, promovendo o destino e os produtos regionais, como vinhos, queijos, cachaças, azeites e a cozinha mineira. A iniciativa integra a “Semana da Gastronomia Mineira”, durante a qual, no dia 13 de novembro, um chef lisboeta acolherá um chef mineiro no seu restaurante, convidado pelo grupo Fartura Gastronomia.

Para Romeu Zema, governador de Minas Gerais, “Minas Gerais e Portugal têm uma ligação profunda, partilhando a língua e raízes culturais e históricas. Com apenas algumas horas de distância, acreditamos que, ao fortalecer a cooperação e as relações bilaterais, podemos aumentar o fluxo turístico entre os dois destinos, além de criar novas oportunidades de negócios para investidores e empresários portugueses e brasileiros, impulsionando as exportações, importações e o crescimento conjunto dos dois mercados.”

Recentemente, as relações entre os dois países foram reforçadas com a assinatura de um Memorando de Interesse entre o Governo de Minas Gerais e a Câmara de Comércio Portuguesa, realizado no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Recorde-se que o Estado já havia promovido ações na BTL em Lisboa, na Wine & Travel Week e no Essência do Vinho no Porto, e está atualmente a implementar o projeto “Minas em Portugal”, com iniciativas voltadas para ampliar parcerias, estabelecer colaborações com cidades portuguesas e fomentar o comércio mineiro junto aos empresários locais. O projeto inclui ainda intercâmbio cultural, programas de capacitação, eventos de networking e iniciativas para atração de investimentos.