A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) fez hoje um balanço positivo do verão, quando a taxa de ocupação foi de 81% e preço médio por quarto subiu para 172 euros, “consolidando a posição mesmo junto do mercado interno”.
Os resultados do inquérito “Balanço verão 2024” da AHP (relativos ao período entre junho e setembro) contrariam, segundo o presidente da associação, a ideia de que os preços elevados tinham levado a um afastamento dos portugueses do Algarve.
“Os portugueses contribuíram para os números do Algarve, assim como contribuíram, também, os ingleses, os alemães e, agora, os americanos”, afirmou Bernardo Trindade, presidente da AHP.
A este propósito, Bernardo Trindade salientou a importância do crescimento a sul do mercado americano, dado o seu grande “poder aquisitivo” e ao facto de, historicamente, se relacionar diretamente com as cadeias hoteleiras, removendo intermediários e permitindo maiores ganhos aos estabelecimentos.
“Há uma conjugação de fatores que nos obriga a olhar para estes números com satisfação. O Algarve teve um bom verão, que foi sentido um pouco por todo o país, e isso, obviamente, deixa-nos satisfeitos”, resumiu o presidente da AHP.
Segundo os dados da AHP, entre junho e setembro a taxa de ocupação da hotelaria nacional foi de 81%, destacando-se as regiões dos Açores e da Madeira, com uma ocupação de 91%.
Seguiram-se o Algarve, com 85%, e a Grande Lisboa e Península de Setúbal, com 84%, enquanto a região Norte registou uma taxa de ocupação de 76% e o Alentejo fechou o verão com 72%.
Já as regiões com as taxas de ocupação mais baixas foram o Oeste e Vale do Tejo e o Centro, com 62% e 70%, respetivamente.
No que se refere ao Preço Médio por Quarto, fixou-se nos 172 euros a nível nacional, surgindo o Algarve na liderança, com 227 euros, seguido do Alentejo e da Grande Lisboa, com 195 euros e 193 euros, respetivamente.
Relativamente à estada média dos turistas, foi de 3,1 noites a nível nacional, tendo as regiões da Madeira e do Algarve liderado ao registar 5,4 noites e 4,8 noites, respetivamente.
Os Açores, com 3,4 noites, também ficaram acima da média, enquanto noutras regiões, como a Grande Lisboa e o Centro, a estada média foi de 2,7 noites, e no Alentejo e Península de Setúbal foi de 2,6 e 2,5 noites, respetivamente.
Já o Oeste e Vale do Tejo apresentou a estada média mais baixa, de duas noites.
Quanto aos proveitos totais no período do verão, e citando o “Balanço verão 2024”, 75% dos inquiridos pela AHP reportaram resultados melhores ou muito melhores do que no ano passado, enquanto 17% apontaram resultados piores ou muito piores.
Especificamente no mês de setembro, a AHP destacou a performance registada pela hotelaria na segunda quinzena, impulsionada pela realização de “grandes eventos internacionais que ajudaram a impulsionar os resultados de ocupação e preço”.
Quanto aos mercados emissores, a associação nota que o mercado interno foi apontado com um dos três primeiros por 73% dos inquiridos, ocupando o Reino Unido (53%) e os Estados Unidos (51%) os segundo e terceiro lugares, “consolidando o mercado americano como um dos mais relevantes para o setor hoteleiro nacional”.
O mercado espanhol foi referido por 44% dos inquiridos, seguido da Alemanha, mencionada por 25%, tendo o mercado francês perdido força, sendo incluído no ‘top 3’ por apenas 19% dos inquiridos.
No que se refere aos canais de reserva, a associação apontou a “dominância das plataformas ‘online’”, com a Booking a ser mencionada por 96% dos inquiridos, seguindo-se os ‘websites’ próprios (78%) e as agências de viagens (43%).