A Turismo Centro de Portugal (TCP) reuniu recentemente, no concelho da Sertã, os protagonistas regionais do setor do turismo, num debate estratégico sobre o futuro da atividade turística no território: o 1.º Summit Turismo Centro de Portugal, onde foram definiram estratégias conjuntas de articulação entre todas as entidades, face ao novo quadro de financiamento comunitário.
A sessão de abertura do evento contou com intervenções de Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, Jorge Brandão, vogal executivo do Programa Regional do Centro 2030 e Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal.
Durante o resto do dia, foram apresentar diversos projetos, num total de 19 planos de ação, através dos respetivos presidentes, secretários executivos e coordenadores.
Na sessão de encerramento, Raul Almeida foi acompanhado por Isabel Damasceno, Presidente da CCDRC, e Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal. O encontro terminou com um jantar-conferência, onde o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, apresentou reflexões sobre o presente e o futuro do turismo nacional.
Entre as principais conclusões do encontro, as entidades acordaram seis compromissos estratégicos:
– Avaliação contínua dos indicadores turísticos regionais.
– Ações concertadas, tendo em vista a sustentabilidade e a digitalização do destino Centro de Portugal.
– Capacitação e formação técnica para recursos humanos e agentes do setor.
– Promoção integrada do destino Centro de Portugal.
– Maior interligação e articulação entre os parceiros nas ações de promoção.
– Criação de um grupo executivo de trabalho, para assegurar uma gestão ágil e comunicação eficiente entre todos os parceiros.