O emblemático pontão de Santa Maria, símbolo turístico da ilha do Sal, em Cabo Verde, foi parcialmente destruído na madrugada de hoje devido ao agravamento do estado do mar, provocado pela passagem de uma onda tropical que afetou as zonas costeiras da ilha.
A estrutura, fundamental para a atividade de pescadores e peixeiras locais, e um dos principais pontos turísticos da ilha, não resistiu à força das ondas, sendo cortada ao meio pela violência do mar. Nas redes sociais, circulam imagens do pontão danificado, que têm comovido tanto os residentes como empresários da área do turismo, que veem no pontão um importante ícone para a atividade turística da ilha.
Domingos Tavares, presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros de Cabo Verde, confirmou à Lusa os danos significativos na estrutura, destacando que esta foi a única ocorrência grave registada em consequência da depressão atmosférica que atingiu a região, acompanhada por ventos fortes, chuva e uma ondulação intensa.
Narciso Gonçalves, residente em Santa Maria, lamentou a destruição parcial do pontão, sublinhando que era um dos locais mais visitados pelos turistas. “A parte da frente ficou muito destruída. Muitas peixeiras vendiam ali, mas acho que a partir de hoje já não será possível, pois pode ser perigoso”, comentou.
Esta não é a primeira vez que o pontão sofre danos devido a intempéries. Em 2015, uma tempestade tropical também causou estragos significativos na estrutura. No entanto, em agosto deste ano, o Ministério do Turismo anunciou a seleção de uma empresa para a reabilitação do Pontão de Santa Maria, com um orçamento de 400 milhões de escudos (3,6 milhões de euros), incluindo o reforço dos pilares e a melhoria das condições de trabalho para os pescadores e peixeiras.
As condições meteorológicas adversas continuam a afetar o arquipélago. O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) prevê ventos fortes e ondulação que poderá atingir até 5 metros, afetando várias ilhas, incluindo Sal e Boa Vista. Devido à tempestade, a CV Interilhas, concessionária dos transportes marítimos, anunciou o cancelamento de várias viagens, e o Instituto Marítimo Portuário (IMP) proibiu a saída de embarcações de pesca local até que as condições melhorem.
O impacto deste incidente agrava a necessidade urgente de reabilitação do pontão, não só pela sua importância para a economia local, mas também como um símbolo da atividade turística em Cabo Verde.