A parceria existente entre a Virgin Australia e a Qatar Airways será reforçada com o anúncio de que o Grupo Qatar Airways tenciona adquirir à Bain Capital uma participação minoritária de 25% na Virgin Australia. No entanto, a operação tem de ser sujeita à aprovação do FIRB).
Refira-se que a participação minoritária serve também como um investimento crucial antes do regresso antecipado da Virgin Australia à propriedade pública e da oportunidade que isso proporcionaria aos australianos de partilharem o futuro da Virgin Australia.
Sujeita à autorização da ACCC, esta cooperação permitirá à Virgin Australia lançar voos de Brisbane, Melbourne, Perth e Sydney para Doha, com ligação direta à rede global da Qatar Airways.
O acordo de codeshare e de colaboração proporcionará acesso a uma maior variedade de destinos internacionais com horários e frequências melhorados, maiores oportunidades de ganho e de resgate para os membros Velocity e do Privilege Club da Qatar Airways e um acesso mais amplo a tarifas de grande valor para os viajantes em lazer, pequenas e médias empresas e clientes corporativos.
Uma importante área de foco futuro é a sustentabilidade, incluindo o desenvolvimento de combustível de aviação sustentável.
A parceria surge também numa excelente altura para explorar oportunidades à medida que o novo Aeroporto Internacional de Western Sydney e o seu ecossistema económico são desenvolvidos.