O 12.º Congresso da APECATE (Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos) será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, em Tomar, sob o tema “Liberdade e Turismo”. Este evento pretende ser “um momento de reflexão, com impacto na operação e na interligação com todos os intervenientes do Turismo”, afirma António Marques Vidal, Presidente da Direção da APECATE, citado em comunicado.
Inspirado pelos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, o congresso deste ano destaca a relação entre liberdade e o setor do turismo. António Marques Vidal sublinha que, apesar da democracia instaurada, “a liberdade ainda está muito longe dos nossos setores”. O presidente da APECATE aponta questões como a falta de escuta aos operadores, a burocracia excessiva, a falta de transparência em organismos públicos e a desigualdade de tratamento como desafios que ainda precisam ser resolvidos.
Os temas debatidos no congresso vão refletir o papel da APECATE na defesa dos interesses das empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos. O primeiro dia abrirá com uma discussão transversal sobre liberdade e cidadania, seguida por debates específicos relacionados com a Animação Turística, focando-se no Ordenamento Sustentável. Serão apresentados casos de sucesso de cooperação entre associações e entidades estatais, assim como desafios nas atividades de natureza, tanto em meio terrestre quanto marítimo.
A mobilidade urbana será outro tema em destaque, com especial atenção aos seus impactos nas grandes cidades. No âmbito dos Congressos e Eventos, serão abordadas questões fiscais, como o IVA, e discutido o papel do lobby na captação de eventos, com exemplos práticos de sinergias bem-sucedidas entre o setor privado e entidades oficiais.
António Marques Vidal destaca a importância da participação de todos os operadores do setor, reforçando que “é fundamental estar presente para discutir temas pertinentes, partilhar soluções e encontrar novos argumentos para o desenvolvimento dos negócios”.