Início noticias Turismo de Portugal promove gastronomia portuguesa em Espanha

Turismo de Portugal promove gastronomia portuguesa em Espanha

0

Nos passados dias 5 e 6 de outubro a gastronomia portuguesa esteve em destaque em Espanha, na primeira edição do festival Chefs on Fire, em Madrid. Sob a marca Visit Portugal, Portugal destacar-se-á ainda como país convidado no San Sebastian Gastronomika, um dos congressos gastronómicos mais prestigiados a nível mundial, de 7 a 9 de outubro.

Depois de sete anos de sucesso do Chefs on Fire em Portugal, o evento estreou-se no Real Jardim Botânico de Afonso XIII, na Universidade Complutense de Madrid. Neste festival, que celebra a autenticidade dos pratos portugueses e a união entre gastronomia, música e fogo, destacou-se a participação de Henrique Sá Pessoa (Alma, Lisboa, 2 estrelas Michelin), Vasco Coelho Santos (Euskalduna Studio, Porto, 1 estrela Michelin) e João Rodrigues (Canalha, Lisboa), a par de outros chefs internacionais.

Portugal é também convidado de honra na edição de 2024 do San Sebastian Gastronomika, um dos mais relevantes congressos mundiais de gastronomia, fundado em 1999. Uma comitiva de sete chefs portugueses, composta por Ana Moura, João Oliveira, João Rodrigues, João Sá, José Avillez, Marlene Vieira e Rodrigo Castelo, irá debater tendências, técnicas e inovações culinárias, destacando a diversidade regional da cozinha nacional e o seu compromisso com a sustentabilidade. Por outro lado, Noélia Jerónimo (Noélia, Cabanas de Tavira) terá a oportunidade de participar numa das atividades mais emblemáticas do San Sebastian Gastronomika, um jantar cozinhado com os chefs da Sociedade Gastronómica Gaztelubide, numa união simbólica entre as tradições gastronómicas portuguesa e basca.

Lídia Monteiro, membro do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, e responsável pela promoção da marca VisitPortugal, marcará presença nestes eventos e destaca: “A internacionalização dos Chefs on Fire e o destaque de Portugal na Gastronomika são importantes para reforçar o reconhecimento internacional e a diferenciação da gastronomia portuguesa, projetando Portugal como um destino gastronómico de excelência. Estes eventos contribuem para posicionar a gastronomia como um dos principais motivos de escolha de Portugal como destino de viagem.”.

A gastronomia portuguesa e o enoturismo constituem ativos com grande potencial de crescimento internacional, que assumem protagonismo no âmbito da estratégica de promoção do destino, consolidando a sua posição como principais motivos de visita a Portugal.