Início noticias Macau bate recorde de visitantes durante feriados pelo Dia Nacional da China

Macau bate recorde de visitantes durante feriados pelo Dia Nacional da China

0

Macau registou no dia 2 de outubro um recorde histórico de 166,1 mil visitantes, ultrapassando o máximo anterior de 162,1 mil alcançado em 5 de outubro de 2019. Estes números consolidam a tendência positiva durante os feriados pelo Dia Nacional da China e marcam o maior registo de visitantes durante este período desde que há dados estatísticos.

Segundo a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), os três dias com maior fluxo de visitantes nos feriados do Dia Nacional foram todos em 2019: 5 de outubro (162,1 mil), 3 de outubro (161,6 mil) e 2 de outubro (159,3 mil). Agora, em 2024, o crescimento contínuo demonstra a recuperação robusta da indústria turística de Macau.

A recuperação acelerada da indústria turística local tem sido impulsionada por medidas favoráveis do Governo Central para Macau, associadas aos esforços da sociedade e do Governo da RAEM. O panorama positivo durante o Ano Novo Chinês e as férias de Verão já antecipava o atual sucesso, com agosto registando um recorde histórico de visitantes.

Com esta base, a semana dourada do Dia Nacional tem sido marcada por várias iniciativas da Direção dos Serviços de Turismo (DST), em parceria com a indústria turística e outros serviços públicos. O foco é capitalizar nas políticas favoráveis do Governo Central, promovendo ofertas integradas de “turismo +” e destacando Macau como uma “cidade de eventos” e Cidade Criativa de Gastronomia, reforçando assim a sua imagem como metrópole internacional.

Os números oficiais preliminares indicam que Macau recebeu 138,3 mil visitantes no dia 1 de outubro, e 166,1 mil no dia seguinte, um aumento de 27,7 mil pessoas. Esta variação representa um crescimento de 20% na média diária de visitantes. A DST espera que o fluxo de visitantes se mantenha elevado durante todo o período dos feriados do Dia Nacional.

Entre os eventos mais populares deste período está o “32.º Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau” (CIFAM), que celebrou o “duplo aniversário” da RAEM com espetáculos noturnos das companhias pirotécnicas da China e Itália no dia 1 de outubro. A noite de domingo (6 de outubro) reserva os últimos espetáculos do evento, com apresentações do Japão e de Portugal.

Para reforçar o ambiente festivo dos feriados, a DST introduziu novos elementos de “celebração” na instalação temática da mascote “Mak Mak”, localizada no Largo do Senado, junto ao Edifício Ritz. Durante este período, uma variedade de atividades decorrem em diferentes zonas comunitárias, convidando residentes e visitantes a participar e, assim, impulsionar o turismo e o consumo local.

Macau continua a consolidar-se como um destino atrativo, promovendo o desenvolvimento turístico e mantendo-se como um ponto de referência para eventos e celebrações culturais.