O Airbus A321XLR provou ser uma escolha extremamente popular entre as companhias aéreas desde que foi anunciado no Salão Aeronáutico de Paris de 2019, sendo a variante de maior alcance da família A321neo, com um alcance de 4.700 milhas marítimas. Isto coloca este avião de corredor único (configuração de 3×3 assentos) em pé de igualdade com aviões de fuselagem larga (configuração de 3x3x3 assentos) no que diz respeito ao alcance. Assim, um A321XLR pode voar até 10 horas, semelhante a um A330, com a diferença de que podemos fazer distâncias tão longas com 160 passageiros em vez de 360.
Então, quem tem estado ativo com encomendas? Bem, a IndiGo, a companhia de baixo custo da Índia, é um dos maiores clientes da Airbus e, portanto, fez uma encomenda massiva deste avião revolucionário do fabricante europeu. No Salão Aeronáutico de Paris deste ano, a IndiGo fez um pedido recorde de aviões da família A320. E, a partir de Mumbai e Deli, 10 horas de voo colocam grande parte da Europa e da Ásia ao alcance da IndiGo, e podemos começar a ver cidades de 2º e 3º escalão com tais serviços. Certamente, a vantagem de voar direto em rotas menos densas com menos assentos faz com que a economia da companhia aérea seja perfeita. O que não é bom é quando temos demasiados assentos e precisamos de grandes descontos para vender. O A321XLR não terá esse problema.
Passando para os Estados Unidos, sendo a maior companhia aérea do mundo em termos de tamanho da frota, a American Airlines (AA) tem um grande apetite por este novo avião. A AA não perdeu tempo quando se tratou de fazer o pedido do A321XLR. A companhia fez uma encomenda de 50 aviões poucos dias após o tipo ser anunciado em Paris, há cinco anos, o que permanece como uma das encomendas mais significativas deste modelo de corredor único até hoje. A visão da AA é muito orientada para usar este avião em rotas europeias e irá procurar desenvolver cidades europeias menores a partir do seu hub chave de Filadélfia. Atualmente, Filadélfia é uma base importante para ligar à Europa, com o B787 (avião Dreamliner), por isso, ter aviões menores permitirá à AA abrir muitos novos destinos de 2º e 3º escalão em toda a Europa.
Outras companhias americanas também têm encomendas firmes para o novo XLR. A United Airlines (UA) também fez uma encomenda firme de 50 A321XLRs, procurando substituir alguns dos aviões mais antigos e menos eficientes da sua frota. Particularmente, a United alocará o novo avião nos seus hubs de Newark e Washington e substituirá muitos dos seus antigos aviões B757. Portanto, para a UA, o A321XLR é mais uma substituição do que uma adição à rede.
E depois há uma encomenda muito grande da Indigo Partners. Embora a Indigo Partners não seja uma companhia aérea, detém uma participação controladora em várias grandes empresas do setor, nomeadamente a JetSmart, a Frontier Airlines e a Wizz Air. A Wizz receberá uma grande parte das quase 50 encomendas e, presume-se que muitas delas serão alocadas na sua base em Abu Dhabi e no projeto de aeroportos recém-aberto em Riade. Conforme descrito com a IndiGo, a visão dos parceiros da Indigo com a Wizz é competir contra o novo modelo de hub indiano e trazer a Europa e a Ásia para o Médio Oriente.
E, a 10 de setembro, a Wizz anunciou que irá operar o A321XLR a partir das suas bases em Abu Dhabi e Jidá. Abu Dhabi será ligada a Milão e Jidá a Londres, ambas com cerca de 8 horas de voo em sentido único.
E a primeira companhia a voar o novo avião será a Iberia; recebendo o seu primeiro A321XLR no mercado até ao final do verão de 2025, o que fortalecerá a frota de longo curso da Iberia de uma forma mais sustentável e inovadora, oferecendo a possibilidade de operar rotas transcontinentais com um avião de corredor único. A América será um foco chave e prevê-se que Boston e Washington sejam as primeiras rotas a partir de Madrid.
Uma experiência premium com um corredor único
Uma das grandes inovações oferecidas pelo A321XLR é a sua capacidade, como avião de corredor único, de realizar voos de longo curso, proporcionando também um serviço premium ao mesmo nível daquele oferecido em modelos de fuselagem larga como os A330 e A350 da frota da Iberia.
A maioria das companhias aéreas está a considerar um interior com cerca de 180 assentos organizados numa configuração de cabines Business e Economy, incluindo várias melhorias que oferecem maior conforto aos passageiros, como compartimentos superiores maiores, que podem armazenar até 60% mais bagagens de mão. E a classe executiva será composta por 14 assentos individuais junto à janela, todos com acesso direto ao corredor. Além disso, os assentos oferecerão o máximo conforto, com um assento “full flat” que se converte numa cama, proporcionando um forte componente de descanso em voos de até 10 horas.
E, em linha com o compromisso das companhias aéreas de reduzir as emissões das suas operações, este avião irá operar voos de longo curso de forma mais sustentável, utilizando cerca de 30% menos combustível do que os modelos de fuselagem larga.
O A321XLR e Portugal
Até à data, a TAP Portugal foi instrumental no projeto do A321LR, abrindo rotas como Boston, Washington, Toronto, Montreal para Lisboa com o modelo de menor alcance da família A321. E também conseguiu ligar a Europa à região Nordeste do Brasil. Internamente, a sigla LR de longo alcance foi rebatizada para “Lisbon-range” (alcance-Lisboa)… Até ao momento, a TAP não fez encomendas formais para a versão XLR, então, o que podemos esperar daqueles que estão a apostar neste novo avião?
Bem, as encomendas da American e da United são muito interessantes. A AA serve Lisboa a partir de Filadélfia com um B787 (Dreamliner). Será que o B787 continuará no verão e a companhia aérea procurará usar o A321XLR na rota durante os meses de inverno? Permitindo uma solução mais sustentável durante todo o ano. No entanto, a AA não está com PHL para o Porto ou Algarve? Poderia isso ser uma prioridade estratégica para a companhia aérea? E para a United, o B767 serve Lisboa a partir de Newark e o B757 a partir de Washington para a capital portuguesa. Certamente, Washington será substituído e, à medida que as encomendas forem sendo entregues, será que Faro e Porto receberão o novo avião a partir do hub de Newark da United? O potencial de conectar todo o país com a estratégia de fuselagem larga para Lisboa, combinada com este novo projeto de corredor único para outros aeroportos do continente português.
E, olhando para a Índia e o Médio Oriente. Poderá a Wizz oferecer Lisboa como alternativa ao serviço da Etihad, ou será que o Porto e Faro se tornarão uma oportunidade-chave para captar o turismo para Portugal nos meses de verão? Com milhões de expatriados nos países do Conselho de Cooperação do Golfo à procura de férias de verão, será que o A321XLR trará turistas para Portugal?
E a Índia? Enquanto a Air India se foca em Madrid e na ligação STAR Alliance para Lisboa, poderá a IndiGo oferecer um serviço direto para Lisboa a partir de um hub em Mumbai ou Deli, com um grande número de A321XLR estacionados? Esteja atento… Certamente, temos grandes novas oportunidades com um avião de corredor único que permite voos de 10 horas. Mas, como pode imaginar, muitos aeroportos e destinos estão a bater às portas das companhias aéreas para fazer parte da lista inicial de desenvolvimento de rotas.