Início noticias China isenta cidadãos portugueses de visto para estadias de até 15 dias

China isenta cidadãos portugueses de visto para estadias de até 15 dias

0

A China anunciou hoje a ampliação da sua política de isenção de vistos, agora incluindo cidadãos portugueses para estadias de até 15 dias. Com esta decisão, Portugal passa a integrar a lista de 17 países europeus que beneficiam desta medida.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China confirmou, através de um comunicado, esta atualização. Nas últimas semanas, a lista de países europeus abrangidos por esta isenção já havia sido expandida para incluir Noruega, Eslovénia, Grécia, Dinamarca e Chipre. Assim, cidadãos desses países podem permanecer no território chinês por até 15 dias, seja para turismo, negócios ou trânsito, sem a necessidade de visto.

A nova medida entrará em vigor no dia 15 de outubro de 2024 e terá validade até 31 de dezembro de 2025.

A decisão de Pequim faz parte dos esforços para revitalizar o turismo internacional e atrair investimento estrangeiro, áreas que sofreram com a paralisação imposta pela pandemia de covid-19. Durante esse período, a China implementou um rígido controlo fronteiriço, praticamente fechando as suas fronteiras.

Em novembro de 2023, a China já havia concedido isenção de visto para cidadãos de França, Alemanha, Itália, Países Baixos e Espanha. Posteriormente, em março deste ano, a política de estadias de até 15 dias foi estendida a mais seis países europeus: Suíça, Irlanda, Hungria, Áustria, Bélgica e Luxemburgo.

Nos últimos meses, Pequim introduziu diversas medidas para facilitar a experiência dos viajantes internacionais. Por exemplo, as populares carteiras digitais WeChat Pay e Alipay, amplamente utilizadas na China, passaram a aceitar utilizadores estrangeiros, superando a dificuldade que muitos viajantes tinham ao tentar utilizar certos serviços no país.

No primeiro semestre de 2024, o número de estrangeiros que visitaram a China mais do que duplicou, chegando a 14,64 milhões, um aumento de 152,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo a Administração Nacional de Imigração, as entradas sem visto totalizaram mais de 8,5 milhões, representando 58% das viagens e um aumento de 190% em relação ao ano anterior.

Apesar deste crescimento, o volume de visitantes estrangeiros ainda está abaixo dos níveis pré-pandemia, quando o país recebia aproximadamente 15 milhões de turistas anualmente.