O Algarve consolidou a sua posição como destino de eleição dos portugueses ao registar uma performance positiva nos principais indicadores turísticos em agosto, segundo os dados recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em agosto, o alojamento turístico no Algarve registou um aumento de 3,7% no número de hóspedes e de 1,1% no número de dormidas face ao período homólogo de 2023. O destaque vai para o crescimento do mercado interno: o número de hóspedes nacionais aumentou 7,6% e o número de dormidas de residentes cresceu 3,6% face ao ano anterior.
A estada média no mês mais forte do turismo algarvio situou-se em 4,31 noites e a taxa de ocupação por quarto atingiu os 81,8%, reforçando o bom desempenho da região. No acumulado do ano, até agosto, o número de hóspedes aumentou 2,4% e as dormidas 2,1%, indicadores que demonstram a consolidação do setor.
O Aeroporto de Faro registou, entre janeiro e agosto, um crescimento de 2,1% no movimento de passageiros em comparação com o mesmo período de 2023, continuando a trajetória positiva observada no ano anterior, que contabilizou um recorde de 9,6 milhões de passageiros. O mercado britânico manteve-se como o principal emissor, enquanto o mercado alemão registou uma recuperação significativa.
O golfe continua a destacar-se como um dos principais produtos turísticos da região. Entre janeiro e agosto, foram jogadas mais 6% de voltas de golfe em comparação com o mesmo período de 2023, que já havia sido um ano recorde com 1,4 milhões de voltas. No mês de agosto, os campos de golfe do Algarve registaram um aumento de 5,3% no número de voltas face ao ano anterior, reafirmando a região como um destino de excelência para este segmento da oferta turística.