O Turismo de Portugal distinguiu 486 empresas turísticas pelo seu compromisso com práticas de sustentabilidade, num movimento que, além de promover boas práticas, parece essencial para garantir o acesso a futuras linhas de financiamento. Entre estas, 100 empresas receberam o selo “ESG Engaged”, enquanto 386 foram reconhecidas com o selo “ESG Committed”, todas participando no Programa Empresas Turismo 360º.
O evento, realizado no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, contou com a presença de Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, e Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal. Carlos Abade sublinhou que “a sustentabilidade já não é uma opção, mas uma condição de sucesso e crescimento.”
Em comunicado, o TdP afirma que as 100 empresas distinguidas com o selo “ESG Engaged” foram reconhecidas pelo seu “compromisso com práticas ambientais responsáveis”, através da implementação de medidas concretas e mensuráveis, reportadas através da Ferramenta Organizacional de Reporte da Sustentabilidade no Turismo (FOREST). As restantes 386 empresas, que receberam o selo “ESG Committed”, demonstraram igualmente um compromisso com a sustentabilidade.
No entanto, para muitas destas empresas, a adesão ao Programa Empresas Turismo 360º representa mais do que um reconhecimento de mérito — tornou-se uma porta de acesso quase indispensável a fundos de apoio, como a Linha Turismo +Sustentável. Este alinhamento com os critérios de sustentabilidade já não é apenas uma boa prática, mas uma exigência que as empresas precisam cumprir para garantir a sua competitividade e acesso a financiamentos.