Início noticias Porto e Aveiro pré-selecionadas para títulos Europeus de Turismo Inteligente em 2025

Porto e Aveiro pré-selecionadas para títulos Europeus de Turismo Inteligente em 2025

0

A Comissão Europeia anunciou hoje a pré-seleção de duas cidades portuguesas para prémios de turismo inteligente em 2025. O Porto e Aveiro destacam-se entre os destinos mais inovadores e sustentáveis da Europa, sendo candidatos a dois títulos distintos: “Capital Europeia de Turismo Inteligente 2025” e “Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente 2025”, respetivamente.

Porto pré-selecionado para Capital Europeia de Turismo Inteligente 2025

A cidade do Porto é uma das sete finalistas para o prémio “Capital Europeia de Turismo Inteligente 2025”, que reconhece cidades que se destacam pela inovação e sustentabilidade no setor do turismo. Entre 21 candidatos de 10 países, o Porto foi selecionado ao lado de Bruxelas (Bélgica), Génova (Itália), Konya (Turquia), Lahti (Finlândia), Lviv (Ucrânia) e Turim (Itália).

Este prémio visa destacar destinos turísticos que promovem boas práticas em áreas como acessibilidade, digitalização, sustentabilidade e património cultural. As cidades finalistas apresentarão as suas propostas ao júri europeu nos dias 26 e 27 de novembro de 2024. A cidade vencedora receberá um conjunto de apoios, incluindo campanhas promocionais e a criação de um vídeo institucional para aumentar a visibilidade do destino a nível europeu e global.

Aveiro pré-selecionada para Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente 2025

Aveiro também se destacou, sendo uma das sete cidades finalistas para o prémio “Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente 2025”. Este galardão é atribuído a cidades que lideram iniciativas de turismo sustentável e que se alinham com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu.

Aveiro junta-se a Benidorm (Espanha), Jurmala (Letónia), Liepāja (Letónia), Nea Propontida (Grécia), Panevėžys (Lituânia) e Sliven (Bulgária) na corrida por este prémio, que reconhece destinos turísticos emergentes e inovadores. A cidade vencedora, que será escolhida em novembro de 2024, receberá um apoio alargado na promoção da sua imagem e práticas sustentáveis.

Com a candidatura ao prémio, Aveiro reforça o seu posicionamento como destino inovador, focado na sustentabilidade, uma área vital para o desenvolvimento do turismo europeu nos próximos anos.