O renovado Teatro Municipal da Lousã recebeu a apresentação do programa do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que vai decorrer entre 22 e 25 de outubro nesta vila do Centro de Portugal. O festival é uma coorganização entre a Centro Portugal Film Commission e a Turismo Centro de Portugal, reforçando a relevância desta região para o turismo e o cinema.
Já na sua 17.ª edição, o ART&TUR é um dos festivais mais conceituados do CIFFT, o circuito internacional de festivais de filmes de turismo, atraindo todos os anos as melhores produções do género que são realizadas em todo o mundo. O festival integra duas competições distintas, uma para produções portuguesas e outra internacional.
Durante os quatro dias do festival, serão exibidos 67 filmes premiados pelo júri, os quais compõem a shortlist da competição. Estes foram distinguidos entre os 302 filmes promocionais e documentários, de 43 países, que se inscreveram na competição.
As exibições dos filmes serão divididas por 17 sessões temáticas, intercaladas com oito mesas-redondas em que especialistas discutirão temas atuais abordados pelos filmes. De referir que na abertura de cada sessão serão apresentados teasers de 12 segundos provenientes do festival ucraniano de Kharkiv, que mostram lugares que já não existem dado o impacto da guerra nesse território.
Além das secções competitivas, o ART&TUR contempla também o ART&FACTORY, um concurso inserido no festival, em que equipas internacionais produzem, na semana anterior ao evento, filmes promocionais no território que recebe o ART&TUR. Nesta edição, quatro equipas da China, Paquistão, Eslováquia e Itália realizaram filmagens na Lousã, entre os dias 16 e 21 de outubro, e vão apresentar em estreia mundial as suas produções durante o festival.
Outra iniciativa, em novidade deste ano, é a competição “ART&StoryTelling Lousã”, que apoia a revelação e a consolidação de talentos na área do cinema e do audiovisual, através de um conjunto de ações formativas e competitivas. Finalmente, a competição “Blogging Lousã” premeia conteúdos de bloggers que incidam no território da Lousã.
O acesso ao festival é gratuito, mas é necessária inscrição prévia, AQUI.